smobile

Posso andar com bike elétrica e scooter na ciclovia? Conheça as regras

Os veículos elétricos de duas rodas viraram “febre” em todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo, nos últimos anos. Esses veículos funcionam por meio de uma bateria integrada e seu funcionamento varia para cada modelo de bike e scooter. Com esse aumento, muitas pessoas tem dúvidas a respeito das regras de trânsito para esses veículos.

Primeiramente, é importante entender as características de cada tipos de veículo. As bicicletas elétricas são veículos parecidos com as bicicletas convencionais, com velocidade máxima de 32km/h e podem ser dotadas de modo de assistência a pé de até 6 km/h.

Já os Equipamentos de Mobilidade Autopropelidos (EMIAP), são veículos de 1 ou mais rodas, com acelerador, velocidade máxima também de 32km/h e até 1,30 m de distância entre os eixos.

“As diferenças entre as bicicletas e os equipamentos autopropelidos são sutis. Por exemplo, muitas vezes é possível ver os equipamentos de mobilidade individual que também tem o pedal assistido, porém a diferença dele para as bicicletas elétricas é o acelerador”, explicou Anthony Moraes Costa, capitão do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Espírito Santo, ao Jornal Tempo Novo.

Por fim, os ciclomotores são veículos de 2 a 3 rodas providos de motor e combustão interna, com até 4kw de potência e uma velocidade máxima de 50km/h, que tem sido muitas vezes alterada, ilegalmente, fazendo com que esses veículos cheguem até a 80km/h, como explica o capitão do BPTran.

Qual a diferença entre bike elétrica, scooter e moto elétrica:

No Brasil, incluindo o Espírito Santo, as diferenças entre scooter elétrica, bicicleta elétrica e moto elétrica são reguladas por normas específicas, como o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Aqui está uma explicação detalhada:

Bike elétrica

Bike elétrica. Crédito: Divulgação

O que é?

  • Bicicleta equipada com motor elétrico auxiliar, podendo ser usada com ou sem pedalar.

Velocidade e Potência: 

  • Até 25 km/h de velocidade máxima. 
  • Potência do motor até 350W. 
  • O motor deve ser acionado apenas enquanto o condutor estiver pedalando, conforme a resolução 996/2023 do CONTRAN.

Exigências legais: 

  • Sem necessidade de CNH, licenciamento ou emplacamento, desde que atenda aos limites de velocidade e potência. 
  • Não é obrigatório o uso de capacete de motociclista, mas é recomendado o capacete de ciclista. 
  • Pode circular em ciclovias, ciclofaixas e acostamentos.

Uso no Espírito Santo: 

  • Comum para deslocamentos urbanos e permitida em áreas de convivência para bicicletas. É ideal para trajetos curtos ou médias distâncias.

Equipamento de Mobilidade Individual Autopropelido (EMIAP)

O que é?

  • Veículo elétrico similar a uma moto, mas geralmente menor, com plataforma para os pés e design voltado para mobilidade urbana.

Velocidade e Potência: 

  • Normalmente limitada a até 32 km/h. Potência do motor é de até 1000 watts.

Exigências legais: 

  • Não é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • Uso e capacete é recomendado. 
  • Pode circular em ciclovias, ciclofaixas e acostamentos.

Uso no Espírito Santo:

  • Comum para deslocamentos urbanos e permitida em áreas de convivência para bicicletas. É ideal para trajetos curtos ou médias distâncias.

Scooter (Ciclomotor)

Scooter. Crédito: Divulgação

O que é? 

  • Veículo elétrico semelhante a uma motocicleta tradicional, com potência e estrutura voltadas para rodovias e deslocamentos mais rápidos.

Velocidade e Potência: 

  • Geralmente acima de 50 km/h e com potência a partir de 3.000W. 

Exigências legais: 

  • Necessário ter CNH categoria A. 
  • O veículo deve ser registrado, licenciado e emplacado no Detran. 
  • Uso obrigatório de capacete e cumprimento das mesmas normas de trânsito aplicáveis às motocicletas a combustão.

Uso no Espírito Santo: 

  • Permitida em vias urbanas e rodovias, respeitando as leis de trânsito. É ideal para trajetos de maior distância e viagens intermunicipais.

Regras para bike elétrica, EMIAP e Scooter

Apesar da praticidade que esses veículos representam, existem algumas regras de trânsito que devem ser seguidas por cada um. Por exemplo, as bicicletas elétricas e os EMIAP’s são autorizados a circularem em ciclovias ou na pista de rolamento, sempre à direita, à margem da via, sem necessidade de habilitação, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Já as normas dos ciclomotores são diferentes. Para esses veículos, a habilitação (A ou ACC) e o uso do capacete são obrigatórios. Além disso, eles não podem circular em calçadas, canteiro central ou ciclovia e, os veículos fabricados antes da resolução, precisam estar regularizados com documentação e emplacamento até 31 de dezembro de 2025, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Quem fiscaliza?

O capitão Anthony Moraes Costa, explica que, apesar das responsabilidades da fiscalização de todos esses veículos serem dos municípios, por meio da Guarda Municipal, tendo em vista que o trânsito de várias cidades é municipalizado, o BPTran tem pegado o protagonismo para fazer essa fiscalização.

“Nós, do Batalhão de Trânsito temos fiscalizado, pegamos o protagonismo, fizemos uma alerta antes, em especial em escolas, vídeo no YouTube, além de uma série de publicações, falando sobre a importância das pessoas repeitarem as regras, em especial para ciclomotores, porque temos visto ciclomotores nas calçadas, e isso é terminantemente proibido, é como se víssemos um carro andando em cima da calçada”, explica.

Anthony completa ainda falando sobre como essas fiscalizações estão sendo feitas. “Elas são pontuais, a gente não fica fazendo patrulhamento de fiscalização, a gente faz blitz, é diferente. Quando a gente se depara com esse tipo de veículo (bike, scooter e moto), nós temos feito, sim, abordagem e remoção para os pátios”, finaliza.

Leia também

Fim de semana sem chuva na Serra

Mais um fim de semana chega, e com ele,...

Cão farejador encontra 2kg de entorpecentes na Serra

Uma ação da equipe K9 da Força Tática do...

Aniversário do Parque Botânico Vale terá concerto de coral, oficinas e brincadeiras

O Parque Botânico Vale preparou uma programação com atrações...

Serra + Cidadã chega em Central Carapina neste sábado (10)

A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10),...

Fim de semana sem chuva na Serra

Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo como fica o tempo na Serra neste...

Cão farejador encontra 2kg de entorpecentes na Serra

Uma ação da equipe K9 da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de uma grande quantidade de entorpecentes na...

Aniversário do Parque Botânico Vale terá concerto de coral, oficinas e brincadeiras

O Parque Botânico Vale preparou uma programação com atrações culturais, educativas e ambientais para comemorar o seu aniversário de 21 anos. As atividades acontecem...

Serra + Cidadã chega em Central Carapina neste sábado (10)

A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h às 15h, os moradores...

Serra recebe 4ª edição do maior encontro de networking feminino do município

O empreendedorismo feminino ganha ainda mais força na Serra com a chegada da 4ª edição do E.L.A.S. – Empreendedoras, Líderes, Atuantes na Serra, que...

Incels no Brasil: conheça essa cultura misógina em expansão

O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da Netflix. A produção retratando...

Comunicado – 09/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 09-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

Entenda o novo símbolo da acessibilidade e por que ele importa

A recente aprovação pelo Senado do novo Símbolo Internacional de Acessibilidade representa mais do que uma simples mudança visual; é um marco na jornada...

Serra entra na disputa do Roda de Boteco com quatro bares representantes

O Roda de Boteco 2025 está prestes a começar, e Serra promete marcar presença mais uma vez com força no principal festival gastronômico de...