Joatan Alves
Um poste tem tirado o sono de moradores da rua C onde fica o ponto final do bairro Jardim Tropical, na Serra. É que o equipamento, pertencente à EDP Escelsa, ameaça cair sobre as casas. O poste fica num barranco que está sofrendo erosão a cada temporada de chuvas.
Segundo Carmelita Pereira, dona de uma das casas ao lado do poste, os moradores já reclamaram com a Escelsa mas não foram atendidos, “Quando chove ficamos preocupados dele desabar em cima da gente”, conta.
Kelly Cristina Ramos e Wilson Machado, também moradores vizinhos ao poste, alertam para o risco de vida. E acrescentam que a rua está abandonada pelas autoridades competentes. “Além da troca do poste, nós moradores queremos uma limpeza em um ponto viciado de lixo que traz mau cheiro, moscas e urubus além do risco de transmitir alguma doença”, acrescenta Kelly.
Através da assessoria de imprensa, a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, informa que um estudo de realocação da rede elétrica no local está em andamento, com previsão de execução em até 60 dias. A empresa diz ainda que a substituição do poste obedece cronograma operacional.
Sobre o problema de acúmulo de lixo na rua C, a assessoria de comunicação da prefeitura da Serra disse que o local será limpo na próxima semana.
Falou também que desde 2013, a município eliminou cerca de 250 pontos viciados de lixo. E acrescentou que cerca de 20 mil toneladas são retiradas mensalmente dos locais de lançamento clandestino. A população também pode denunciar quem joga lixo nesses pontos pelos tels (27) 99951-2321 ou 0800 2839780.