A vacinação contra a febre amarela continua em 38 unidades de saúde do município. O dia e o período de vacinação variam de acordo com a Sala de Vacinação dos postos dos bairros. Cerca de 400 mil pessoas já receberam a dose contra febre amarela no município.
A Prefeitura da Serra garantiu que o estoque de vacina na cidade está normalizado, mas destaca que os turistas que viajam para o Espírito Santo devem se vacinar antes de chegarem ao Estado, conforme recomenda o Ministério da Saúde.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), neste ano de 2018, não foi registrado nenhum caso de febre amarela no Espírito Santo. Cerca de 3.077.619 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela em todo o Estado.
A febre amarela é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em áreas rurais. Por isso, os casos confirmados da doença são de pessoas que moram ou estiveram no interior. Há possibilidade de transmissão em áreas urbanas pelo Aedes aegypti, porém isso não ocorre desde 1942.
Para combater o Aedes aegypti, o município da Serra vem trabalhando desde o início de janeiro para combater o mosquito. Agentes de endemias vêm utilizando inseticidas em regiões estratégicas para conter o inseto. A Prefeitura afirma também ter o maior número de armadilhas contra o Aedes instalado do Estado. No total, já foram colocados mais de 1.100 equipamentos.