Por Anderson Soares
A iniciativa de um jovem da Serra transformou a praça de Novo Horizonte em point de uma galera que ama a dança de rua. Trata-se do dançarino Willian Paulo de 26 anos que chega a reunir 30 jovens para praticar a atividade nas noites da praça.
Will Jackson, como é conhecido por conta se sua paixão pelo rei do pop Michael Jackson, mora em Balneário Carapebus. E começou na dança fazendo cover do saudoso superastro norte – americano.
Segundo Will, a ideia de fazer um trabalho envolvendo jovens surgiu a partir da necessidade de juntar os talentos e potencializá-los. “Quando me apresentava em outros bairros percebi que muitas pessoas tinham aptidão para a dança, mas eram tímidas. Foi então que fiz o convite para nos reunirmos em um local”, afirma Will.
Após ter feito o convite aos jovens, Will afirma que começou a se reunir com eles para praticar a dança na praça de Novo Horizonte. Ele conta que no início foi tudo muito complicado, pois a única forma de levar o equipamento necessário – uma caixa de som – até a praça era no ônibus ou na garupa da bicicleta.
“Uma vez fiquei sem ninguém para me ajudar a levar a caixa de som para casa. Já era tarde da noite e eu não estava com minha bicicleta e nem tinha dinheiro para pegar ônibus. Não quis pular a roleta e fiquei com vergonha de pedir carona ao motorista. Fui de Novo Horizonte à Balneário de Carapebus andando”, salientou Will.
Além dos sacrifícios que já fez em nome do seu amor pela dança, Will relata que sofreu muitos preconceitos por parte de pessoas que diziam que ele era um atoa. Ele dá dica para o jovem que quer começar a dançar, mas tem medos de passar pelos mesmos incômodos. “O segredo está em abraçar a dança e deixa-la fazer parte de sua vida”, aconselha.
Pratica atrai jovens de outros municípios
Entre os ritmos musicais praticados pelo grupo estão o axé, funk-pop, dança de salão, hip hop e zumba. Segundo Will, jovens de diferentes partes da Serra e de outras cidades como Vila Velha, Vitória, Viana e até Ibiraçu chegam para dançar no local.
Um dos dançarinos que passou a frequentar a praça é Renan Dias de Oliveira, de 20 anos. Ele é do bairro Goiabeiras, Vitória. “Quando estou dançando eu esqueço todas as minhas dificuldades. Procuro fazer o meu melhor. Foi muito bom ter formado esse grupo na praça”, salientou.
Lazer aquece comércio
Quem também comemora são os comerciantes, já que aumentou o fluxo de pessoas que frequenta o local. “A dança deles aqui na nossa pracinha atrai pessoas boas e espanta a violência. Assim mais gente se anima para vir aqui e lanchar” destaca a proprietária de um carrinho de cachorro quente, Edisneia Rodrigues.