Uma infestação de caramujos africanos na região de Jacaraípe, na Serra, está trazendo preocupações para moradores, banhistas e turistas do balneário. O aumento da aparição dos moluscos começou a ser notado há cerca de uma semana. Na orla da praia, os animais começaram a sair da restinga e seguir em direção ao calçadão – muito frequentado por adultos, idosos e crianças.
O alerta sobre a presença dos caramujos foi feito pelo diretor do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), Claudiney Rocha. De acordo com ele, os moluscos liberam aproximadamente de 200 a 500 ovos de uma única vez, o que ocasiona numa infestação de grande porte em bairro do município.
“O caramujo africano impõe um grande desafio para ser eliminado; é um animal sem predador natural, que libera de 200 a 500 ovos de uma só vez e transmite doenças. Os vídeos foram feitos na orla de Jacaraípe, de onde eles estavam saindo em direção ao calçadão. Era uma grande quantidade e isso vem ocorrendo constantemente”, disse Claudiney.
Mas esta situação não ocorre somente nas praias. Outros bairros da Serra, principalmente na região de Jacaraípe, estão sofrendo com a presença dos moluscos. A principal preocupação ocorre pelo risco de o caramujo africado transmitir dois tipos de doença: a meningite eosinofílica e a estrongiloidíase.
O ser humano pode ser infectado quando ingerir a gosma que o caramujo libera quando está se deslizando. Este tipo de infecção ocorre, de forma comum, através do consumo de hortaliças não lavadas corretamente.
De acordo com a Prefeitura da Serra, à medida que é observada a presença de caramujos africanos, eles são recolhidos de acordo com o cronograma da Secretaria de Serviços já programado semanalmente. No entanto, se a população identificar grande quantidade de caramujos e acionar a Prefeitura, por meio dos seus canais oficiais, uma equipe é enviada o mais rápido possível para essa coleta.
O telefone para acionamento é o 3251-5879, das 07 às 12h e de 13 às 17h.
O que é o caramujo africano?
O molusco terrestre Achatina fulica, popularmente conhecido como Caramujo Gigante Africano, é uma espécie de caracol originária do Leste da África que foi introduzido em diferentes países dos cinco continentes. Atualmente é reconhecido como uma das piores espécies invasoras em todo o mundo, por causar impactos ambientais, econômicos e de saúde pública.
Presidente Lula virá ao Espírito Santo. Foto: Divulgação O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar…
O Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716. Crédito: Divulgação O Governo…
Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão,…
Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…
Apesar do risco de letalidade, esse tipo de câncer colorretal é prevenível e apresenta maiores chances de cura se for…