Um rastro de sujeira e poluição foi deixado por alguns dos banhistas que frequentaram a praia de Manguinhos, na Serra, neste fim de semana. O balneário amanheceu tomado de garrafas de vidro, restos de comida, sacolas e muitos outros plásticos. Na comunidade, existem lixeiras por toda a orla, mas alguns frequentadores preferiram deixar a sujeira em local inapropriado. Quem frequentou o local nesta segunda-feira (5) se revoltou com a cena vista logo cedo.
Mas a cena não ocorre somente após os fins de semana. Segundo moradores, o problema é constante e além de sujar a praia, afeta também a vida marinha. Nos últimos dias, populares que residem na comunidade chegaram a fazer placas educativas que incentivam a coleta de lixo e manutenção da limpeza das areias, o que parece não ter surtido muito efeito, já que os ‘sujões’ continuam poluindo o balneário.
Lucas Marcelo Rodrigues, que caminha todos os dias de manhã nas areias de Manguinhos, entrou em contato com o TEMPO NOVO para realizar a denúncia. De acordo com ele, a sujeira é deixada pelos próprios banhistas que utilizam a praia e o problema ocorre diariamente.
“A praia de Manguinhos está muito suja. Todos os dias faço minhas atividades às 05:30 e sempre me deparo com muita sujeira. São copos descartáveis, garrafas de cerveja e coco. Uma nojeira que ocorre em toda a orla praticamente. É um absurdo”, disse o popular. Lucas ainda cobrou mais limpeza por parte da Prefeitura da Serra.
A moradora de Ourimar, Adriana da Costa, também frequenta a praia toda semana e ficou revoltada com a sujeira deixada no fim de semana. “As pessoas são porcas. Estão acabando com o nosso meio ambiente. Como pode ir para a praia e deixar o lixo lá? Sabe, isso me causa uma revolta muito grande. A vida marinha sofre com isso. O que custa levar uma sacola e colher sua própria sujeira? Eu sempre faço isso. Não deixo um palito de picolé sequer na areia. Não é mais do que minha obrigação como moradora do planeta”, afirmou.
Vitor Miguel, morador de Manguinhos, confirma o problema. “Todos os dias a praia está com muito lixo. Alguns dias tem menos, mas em outros é só Jesus na causa”, reclama o popular, que faz parte do grupo Nadadores de Manguinhos.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra, que disse por meio de nota, que a Secretaria de Serviços realiza a limpeza das praias diariamente. Ainda segundo o Município, durante os fins de semana, a ação é intensificada, com coleta dos resíduos nas lixeiras e na faixa de areia das 7 às 17h, em todo o litoral do município.
A prefeitura também ressaltou que, além disso, a orla de Manguinhos conta com 40 lixeiras onde a população deve descartar o lixo corretamente. Por fim, disse que as equipes de fiscalização atuam no litoral.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…