Praia da Serra fica lotada de lixo deixado por banhistas e moradores se revoltam

Nem as garrafas de cerveja e água foram coletadas pelos próprios banhistas. Foto: Lucas Marcelo

Um rastro de sujeira e poluição foi deixado por alguns dos banhistas que frequentaram a praia de Manguinhos, na Serra, neste fim de semana. O balneário amanheceu tomado de garrafas de vidro, restos de comida, sacolas e muitos outros plásticos. Na comunidade, existem lixeiras por toda a orla, mas alguns frequentadores preferiram deixar a sujeira em local inapropriado. Quem frequentou o local nesta segunda-feira (5) se revoltou com a cena vista logo cedo.

Mas a cena não ocorre somente após os fins de semana. Segundo moradores, o problema é constante e além de sujar a praia, afeta também a vida marinha. Nos últimos dias, populares que residem na comunidade chegaram a fazer placas educativas que incentivam a coleta de lixo e manutenção da limpeza das areias, o que parece não ter surtido muito efeito, já que os ‘sujões’ continuam poluindo o balneário.

Lucas Marcelo Rodrigues, que caminha todos os dias de manhã nas areias de Manguinhos, entrou em contato com o TEMPO NOVO para realizar a denúncia. De acordo com ele, a sujeira é deixada pelos próprios banhistas que utilizam a praia e o problema ocorre diariamente.

Muita sujeira foi deixada pelos banhistas. Foto: Lucas Marcelo

“A praia de Manguinhos está muito suja. Todos os dias faço minhas atividades às 05:30 e sempre me deparo com muita sujeira. São copos descartáveis, garrafas de cerveja e coco. Uma nojeira que ocorre em toda a orla praticamente. É um absurdo”, disse o popular. Lucas ainda cobrou mais limpeza por parte da Prefeitura da Serra.

A moradora de Ourimar, Adriana da Costa, também frequenta a praia toda semana e ficou revoltada com a sujeira deixada no fim de semana. “As pessoas são porcas. Estão acabando com o nosso meio ambiente. Como pode ir para a praia e deixar o lixo lá? Sabe, isso me causa uma revolta muito grande. A vida marinha sofre com isso. O que custa levar uma sacola e colher sua própria sujeira? Eu sempre faço isso. Não deixo um palito de picolé sequer na areia. Não é mais do que minha obrigação como moradora do planeta”, afirmou.

Vitor Miguel, morador de Manguinhos, confirma o problema. “Todos os dias a praia está com muito lixo. Alguns dias tem menos, mas em outros é só Jesus na causa”, reclama o popular, que faz parte do grupo Nadadores de Manguinhos.

O que diz a Prefeitura da Serra

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra, que disse por meio de nota, que a Secretaria de Serviços realiza a limpeza das praias diariamente. Ainda segundo o Município, durante os fins de semana, a ação é intensificada, com coleta dos resíduos nas lixeiras e na faixa de areia das 7 às 17h, em todo o litoral do município.

A prefeitura também ressaltou que, além disso, a orla de Manguinhos conta com 40 lixeiras onde a população deve descartar o lixo corretamente. Por fim, disse que as equipes de fiscalização atuam no litoral.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Setembro em Flor: conheça os sintomas de tumores ginecológicos

Setembro em flor/ Freepik Neste mês acontece a campanha Setembro em Flor, voltada para a conscientização e prevenção de tumores…

53 minutos atrás

Nova onda de calor chega em setembro

Praia de Jacaraípe no fim de semana. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo Uma nova massa de ar quente…

53 minutos atrás

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

1 dia atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

1 dia atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

1 dia atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

1 dia atrás