A Praia de Jacaraípe será contemplada com um programa de acessibilidade voltado para pessoas com deficiência, especialmente cadeirantes. A iniciativa, promovida pela Prefeitura da Serra, visa facilitar o acesso ao balneário, permitindo que esses indivíduos, bem como aqueles com mobilidade reduzida, possam desfrutar do local e tomar banho de mar com segurança e conforto.
O programa será instalado na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na altura do número 1281, na orla de Jacaraípe, próximo ao Supermercado Casagrande. A previsão é que ele comece a funcionar em dezembro deste ano.
Além de viabilizar o acesso ao mar para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por meio de cadeiras anfíbias, o programa Praia Sem Barreiras oferecerá atividades recreativas como vôlei e frescobol adaptados e jogos de tabuleiros.
“O programa ajuda a garantir que todos possam desfrutar das praias com dignidade, segurança e autonomia. Todos têm direito a acessar o mar e se divertir de forma democrática e o programa chega para diminuir essas barreiras”, avalia o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Yuri Malaquias.
Chamamento público para o Praia Sem Barreiras na Serra
Para o projeto ser realizado já a partir de dezembro deste ano, a prefeitura abriu chamamento público para a implantação do programa Praia Sem Barreiras.
O chamamento foi publicado no Diário Oficial do Município do último dia 31 de outubro e estabelece critérios para a habilitação de Organização da Sociedade Civil – OSC para a celebração de Termo de Colaboração destinado ao gerenciamento, execução, administração e fomento de atividades no Programa Praia Sem Barreiras.
[As propostas podem ser enviadas até as 15 horas do dia 14 de novembro, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.