Serra, 19 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 5 de setembro de 2018 às 11:20

Praia, roça ou montanhismo para curtir feriadão na Serra


Gustavo do Silva’s Bar, em Praia de Carapebus: culinária dos frutos do mar é uma das atrações que inspiram passeios nos balneários da Serra. Foto: Fábio Barcelos

Ana Paula Bonelli

O feriadão da Independência está chegando e para quem for ficar na Serra, há ótimas opções de passeio no esquema bate e volta. A começar pelas praias. Com 23 quilômetros de litoral, o município tem balneários para todos os gostos com quiosques e restaurantes que oferecem delícias que vem direto do fundo do mar. Tem também a opção do sossego no agroturismo com as gostosuras preparadas no fogão à lenha ou ainda aventura com subidas ao Mestre Álvaro para turma que curte uma ‘vibe’ mais radical.

Na praia de Manguinhos, Bicanga e Nova almeida, por exemplo, as águas calmas são ideais para famílias com crianças. Carapebus e Jacaraípe, por outro lado, são as preferidas dos praticantes de surf e bodyboard.

Ainda no clima de praia, em Nova Almeida, uma boa pedida é visitar a quatrocentária Igreja de Reis Magos, marco da presença jesuítica no Brasil. O local estará aberto na sexta, sábado e domingo, das 9 às 17 horas. Na igreja está exposto num retábulo de madeira, o quadro que é primeira pintura a óleo feita no país. A obra “Adoração dos Reis Magos” é um dos únicos exemplares remanescentes do trabalho do pintor jesuíta Belchior Paulo. A igreja foi construída em 1580 e é tombada pelo Patrimônio Histórico, além de proporcionar um visual incrível da região.  

Para quem quer tranquilidade e busca um clima rural, o Circuito de Agroturismo oferece sítios que ofertam pratos preparados no fogão à lenha. Tem ainda a opção de trilhas, além de poder tomar banho nas piscinas naturais ou andar à cavalo. Em Guaranhuns, região da Serra Sede, o sítio Recanto do Mestre Álvaro tem tudo isso. O funcionamento é de sexta a domingo e nos feriados nacionais, das 10h às 17h; horário de almoço das 11h às 15h. Informações 3074-7445.

Em Pitanga, tem o Sítio Ouro Velho, oferece área de lazer para crianças, redário e restaurante com comida caseira, servida no fogão a lenha. Funciona de sexta a domingo e nos feriados nacionais, das 10h às 17h (almoço das 11h30 às 15h). Telefone 3101-1476.

Para um passeio mais urbano a opção é o Parque da Cidade, em Laranjeiras que possui quadras poliesportivas e de tênis, campo society, pista de skate, playground, ciclovia, pista de caminhada, bromeliário e estacionamento.  Funciona de segunda a domingo das 6h às 22h com entrada franca.

Outra opção gratuita é o Jardim Botânico que além de pista para caminhada possui lagoa, viveiro de mudas e centro de educação ambiental. Fica aberto todos os dias, na Serra Sede.

Já para a galera que gosta de atividade física, aventura e muita natureza, a pedida é subir as trilhas do Mestre Álvaro, com seus 833 metros de altitude e visual magnífico de 360o do litoral e montanhas capixabas.

Neste domingo (9) temsubida ao topo do Mestre com o grupo Guardiões do Mestre pela trila de Pitanga. O valor é R$ 20 com direito a guias que conhecem as trilhas. Informações Junior Nass 27 99631-2337.

No mesmo dia (9), tem subida para as Três Marias, também no Mestre Álvaro, com o grupo Amigos do Mestre Álvaro. O valor é R$ 15 e também tem guia turístico para acompanhar o percurso. Informações: 27 99790-8261.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por