O prazo para atualização dos cartões de passagem nos ônibus dos Transcol termina nesta terça-feira (11). Depois dessa data, os passageiros terão que ir até uma das lojas do GVBus para realizar o procedimento.
Após a retirada dos validadores azuis (os antigos), os cartões que não forem atualizados não vão funcionar nos aparelhos novos. Neste caso, usuários com cartões não atualizados devem procurar os postos de atendimento do GVBus. O mesmo precisa ser feito pelos usuários cujo cartão apresentou o erro “transação incompleta” durante o procedimento nos coletivos.
Os passageiros que possuem cartões de gratuidade (Idoso, Passe Livre, PCD, Escolar Gratuito e Comprovação de Renda), devem se dirigir a um desses postos de atendimento: Central Faça-Fácil (Cariacica), Terminais Vila Velha e Laranjeiras, e Loja Central (na Reta da Penha, em Vitória).
Já quem tem cartões Vale-transporte, Passe Fácil e Escolar 50% devem procurar apenas o pós-venda da Loja Central, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 699, Ed. Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, Praia do Canto, em Vitória (ao lado da Caixa Econômica Federal da Reta da Penha).
Até o momento, segundo a Ceturb-GV, mais de 80% dos cartões ativos (aqueles que foram usados nos últimos 90 dias) foram atualizados. Entre os cartões que ainda precisam fazer a migração, o maior percentual está entre os usuários que utilizam o Cartão Idoso (46%); Cartão Passe Fácil (34,7%) e Cartão Especial (Pessoas Com Deficiência) (32,3%).
Desde o dia 11 de maio, o Sistema Transcol realiza o processo de migração do atual sistema de bilhetagem eletrônica para um novo, o que vai permitir a implantação do Bilhete Único Metropolitano e, segundo o Governo do Estado, criar novos serviços para a população que utiliza o transporte coletivo.