Por Conceição Nascimento
Termina neste sábado (2) o prazo para que pré-candidatos às eleições de 2016 troquem ou se filiem a partidos políticos. Vereadores e lideranças ainda estão fazendo suspense sobre qual legenda escolheram para disputar o pleito de 2016, para vereador e prefeito. A filiação pode ser feita ao longo do dia, no “filiaweb” do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Na Câmara da Serra, dois vereadores escolheram o PDT, Aldair Xavier e Boy do INSS, este último ainda não confirma a mudança. O primeiro deixou o PTB e Boy teve curta passagem pelo PMDB e deve se filiar ao partido do deputado federal Sérgio Vidigal, pré-candidato a prefeito da Serra, dentro do prazo estabelecido pelo Calendário Eleitoral 2016. A possível ida de Boy para o PDT ainda está sendo mantida em sigilo para evitar pressões por parte de lideranças do PMDB para que permaneça na legenda.
Em conversa com a reportagem na quinta-feira (31), Boy negou que tivesse a intenção de trocar de legenda. “Não tenho por que sair do PMDB. A informação é falsa”, disse na ocasião.
A ida dos dois vereadores para o PDT dificultaria a eleição de algumas lideranças pedetistas. A legenda fica agora com quatro mandatários: Davi Duarte, Nacib Haddad, Aldair Xavier e Boy do INSS. Mas acabou de receber nas suas fileiras o ex-vereador Dório Pantanal, campeão de votos em 2008. Conta com nomes como Dudu Vidigal, o delegado Josafá e outras estratégias de peso. Especula-se que a legenda faça quatro vereadores.
Não houve mudanças na Rede Sustentabilidade, como se especulava. O partido permanece, até o momento, com quatro vereadores: Rodrigo Caldeira, Raul Cézar Nunes, Alexandre Xambinho e Auredir Pimentel e deve apostar na reeleição do prefeito Audifax Barcelos. O ambientalista Ronaldo Freire se desincompatibilizou do cargo de fiscal ambiental e deve disputar as eleições para vereador pela legenda. Já o coordenador de Governo, Jolhiomar Massariol, também migrou para a Rede (ele deixou o PSB), mas ainda não entregou o cargo.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Silas Maza (PMDB), havia confirmado que deixaria o cargo para se colocar à disposição do partido para a disputa municipal.
Ainda espera-se surpresas de última hora. “Algumas mudanças podem aparecer apenas no painel da Câmara, na sessão de quarta-feira (6)”, disse um vereador.