A tão sonhada aprovação no vestibular em universidades públicas no Brasil é realidade para milhares de estudantes em todo o país. Para alcançar a desejada vaga, é necessário muito esforço, estudo e técnicas para aprender as matérias e conquistar uma boa colocação nas provas.
Em Vitória, um curso de pré-vestibular tem se destacado, e, com sua metodologia de ensino única, tem conquistado os primeiros lugares nas melhores e mais disputadas universidades federais do Brasil, como UFES, USP, Unicamp, UNESP e UNIFESP, além do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e do IME (Instituto Militar de Engenharia).
O MADAN tem como pilares o acompanhamento pedagógico, com atendimento diferenciado para cada aluno, planejamento individual, atendimento por meio de plantões de dúvidas, espaço de estudo e apoio na análise de simulado; e o psicológico, com rodas de conversa e mentoria de yoga e meditação.
A metodologia do MADAN está dando certo. Uma evidência disso é a aprovação em primeiro lugar geral na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e também a conquista de maior nota nacional no Sisu por um dos alunos da instituição, que é especializada em preparar os estudantes para enfrentar a maratona de provas.
Além disso, dá para estudar de forma presencial e a distância. De acordo com o diretor Daniel Rojas Nascimento, que também é fundador do MADAN, o diferencial está no acompanhamento pedagógico.
“Fazemos acompanhamento individual com cada aluno para ver se ele está estudando bem, se está tendo um bom rendimento, e somos muito exigentes. Conseguimos identificar em quais matérias o aluno se sai melhor, e fazemos simulados semanalmente. Nossas aulas são muito bem aprofundadas, temos uma equipe de professores muito forte e muito preparada, e arrisco dizer que seja até a melhor equipe do Estado em se tratando de pré-vestibular”, revela ele.
Daniel afirma ainda que os três diretores do MADAN passaram no vestibular mais disputado do Brasil, que é o ITA. “Somos formados, temos mais professores formados que passaram em provas disputadíssimas, e temos essa experiência de prestar vestibular em universidade pública. Conseguimos aconselhar de forma muito mais eficaz, já que sabemos o quanto é difícil e conhecemos os sentimentos que um aluno pode experienciar”.
E é justamente neste momento que entra o apoio psicológico do MADAN. “Pode surgir uma dificuldade gerada, na maioria das vezes, por ansiedade, e então nosso atendimento psicológico, seja para os alunos de ensino a distância ou presenciais, entra em ação para sanar a situação e tranquilizar o estudante”.
Guilherme Marchiori conquistou o 1° lugar geral da Ufes e a maior nota do Sisu no país. O estudante estava fazendo Ifes em Vitória e fez todo o pré-vestibular, ao mesmo tempo, na modalidade de ensino a distância. Ele também foi aprovado em Medicina tanto na USP como na Unicamp. Na Ufes, aplicou para Engenharia Civil, garantindo o 1° lugar geral, já que a sua nota com os pesos do curso chegou aos incríveis 880,07.
Daniel disse ainda que a modalidade EAD é procurada no MADAN por alunos que moram longe da instituição de ensino e que querem ganhar tempo. “O Guilherme Marchiori, por exemplo, escolheu o EAD porque estava cursando Ifes, e ele economizaria tempo com translado de um município para o outro. Nosso EAD é muito procurado por alunos do interior do Estado e de outras cidades, como Serra e Vila Velha. Nosso foco não é esta modalidade, mas desde a pandemia nós a implementamos e ela tem se mostrado uma opção muito boa e rentável para o aluno”.
Ao longo de 2022, Guilherme foi a maior nota do MADAN em todos os simulados, ou seja, um aluno extremamente fora da curva. Mesmo querendo o curso de Medicina, ele se mostrou um aluno acima da média em todas as áreas, sendo Matemática a melhor delas, praticamente fechando a prova, com uma incrível pontuação de 973,6.
Tradição em primeiro lugar
Vale lembrar que o Madan já tem uma tradição de ocupar as primeiras colocações nos vestibulares Brasil afora. Em 2015, o diretor e professor do Madan, Daniel Rojas, conquistou o 1° lugar na Ufes. A escola também já obteve o 1° lugar geral no SISU 2020/1, com o aluno Jaime Breda, e no SISU 2020/2, com o aluno Bruno Ferreira. O primeiro está no IME e o segundo, no ITA.
O Centro Educacional MADAN registra 75 aprovados no Sisu, 12 aprovados em medicina, 1º lugar geral na UFES, a maior nota do Brasil em ampla concorrência, e os 7 primeiros lugares na Ufes em ampla concorrência.
Fundado em 2016, no bairro de Jardim da Penha, em Vitória, pelo professor Daniel Rojas Nascimento, o MADAN prepara o estudante para os principais vestibulares do país, dentre eles: UFES, USP, Unicamp, ITA e IME. As matrículas para esse ano ainda estão abertas, e os interessados podem se inscrever no site madan.com.br.