Categories: Sem categoria

Preconceito virtual

Passado o período eleitoral e já com o resultado dos vencedores e dos vencidos, a Internet se tornou o muro das lamentações principalmente dos vencidos, que muitas vezes inconformados com a derrota tentam buscar explicações e acabam publicando nas redes sociais humilhações e declarações de preconceito.

Essa agressividade virtual é estimulada pela facilidade e comodidade que a Internet oferece. Os internautas menos cautelosos acabam se excedendo e extrapolam a discussão ideológica com ataques pessoais, que muitas vezes podem caracterizar um crime contra a honra.

Por outro lado as pessoas humilhadas estão tendo o cuidado de imprimir as ofensas praticadas no espaço virtual para levá-las à polícia, objetivando processar criminalmente seus autores.

Os maiores ofendidos são os negros, os pobres e os nordestinos. A prática desse preconceito no mundo físico ou no mundo virtual pode caracterizar o crime de injúria racial, tipificado no Art. 140 do Código Penal, que consiste na utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência para desferir as humilhações. O autor desse crime pode ser condenado a uma pena de 1 a 3 anos de reclusão.

Porém, além da esfera penal, existirá também uma consequência na esfera civil, haja vista que a própria Constituição Federal em seu Art. 5º, X, consagrou a proteção à honra das pessoas, assegurando o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Enfim, a Internet é um ambiente público, sem fronteiras e de difícil controle após as publicações, por isso, as pessoas precisam entender que nem tudo o que se pensa deve ser postado no espaço virtual, pois já é sabido que postagens indevidas na rede facilitarão o trabalho da vítima (e da polícia) em produzir prova contra o agressor, e via de consequência, levá-los aos tribunais.

Eduardo Pinheiro Monteiro – Especialista em Internet e Crimes Virtuais.  Contatos para palestras: eduardo.virtual@hotmail.com

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleitor pode quitar débitos com a Justiça Eleitoral via Pix ou cartão

O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia quatro de maio. Foto: Divulgação Eleitores que não compareceram e…

6 horas atrás

Universidade do Estado abre 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores

A Universidade do Estado abriu 1.000 vagas gratuitas em cursos superiores. Crédito: Divulgação O Governo do Estado abriu inscrições para…

9 horas atrás

Galinha Pintadinha anima as férias da criançada em shopping da Serra

Com atrações gratuitas, aos sábados, a criançada poderá se divertir com persionagens da Galinha Pintadinha e seus amigos. Crédito: Divulgação…

10 horas atrás

Buchecha, Xanndy Harmonia e André Lellis agitam Arena de Verão na Orla de Camburi

Na Arena de Verão, grandes nomes da música nacional, como Xanddy Harmonia, Buchecha e André Lellis, se apresentarão gratuitamente. Crédito:…

10 horas atrás

Golfinho encontrado morto em praia da Serra foi vítima de rede de pesca

Os dois golfinhos foram encontrados em menos de três horas na tarde de ontem (13) nas praias de Jacaraípe e…

10 horas atrás

Comunicado – 14/01/2025

publicidade legal - 14-01-2025Baixar

11 horas atrás