Por Conceição Nascimento
O prefeito Audifax Barcelos (PSB) não descartou a possibilidade de dialogar com representantes de pais e de profissionais da educação sobre o novo modelo de escolha dos diretores de escolas da rede municipal de ensino para 2015. Em conversa com a reportagem na manhã desta quarta-feira (9), durante encontro com moradores no bairro Taquara II, Barcelos disse que está à disposição e sempre disposto ao diálogo. “Estamos agindo dentro da legislação. Não quero ferir princípio nenhum. Dentro dos princípios legais, estou sempre aberto ao diálogo”, observou.
Na noite desta terça-feira (8), representantes de sindicatos dos Professores (Sindiupes) e dos Servidores (Sermus) e de segmentos organizados se reuniram, em Laranjeiras, para discutir o novo modelo de escolha dos dirigentes escolares. Segundo informações da assessoria do prefeito, os parâmetros foram traçados a partir de orientação do Tribunal de Justiça (TJ-ES).
Enquanto segue o impasse, pais de alunos se mobilizam para um encontro onde pretendem discutir o assunto com a administração municipal.
Segundo o decreto 6488/2015, assinado pelo prefeito Audifax Barcelos (PSB), os interessados em assumir a direção das escolas da Serra devem se submeter a uma série de etapas antes para a função. Este novo modelo de escolha gerou reclamações por parte de profissionais da educação, pais de alunos e até na Câmara da Serra.
“O Ministério Público (MP) não está acima da Lei. A prefeitura da Serra estava no caminho certo com a escolha por meio de eleição”, disse Aecio Leite (PT), na sessão desta quarta-feira (9), ao se referir à recomendação do MP sobre a matéria.
Nacib Haddad (PDT) acrescentou. “Não concordo que a escolha seja feita desta forma”, disparou.
Já o vereador Boy do INSS (PSB) avalia que as pessoas deveriam ser preparadas antecipadamente e realizar a escolha no novo modelo a partir de 2016. “O decreto deve ser discutido e melhor avaliado”, disse.