Por Conceição Nascimento
O prefeito Audifax Barcelos (Rede) nega, mas há fortes rumores de que pretende fundir secretarias municipais para enxugar a máquina administrativa. Entre as pastas especuladas para a fusão estão a de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) e a de Políticas Públicas para a Mulher (Seppom).
A fusão das pastas seria parte do pacote de medidas anunciadas por Barcelos para promover economia nos custos com pessoal em 2016, último ano de seu governo, quando deverão ser realizadas as eleições municipais. Nesta segunda-feira (26), o prefeito enviou para a Câmara de Vereadores projeto de lei que prevê demissões de servidores comissionados, estagiários e redução nos seus vencimentos, da vice Lourência Riani (PT) e de seu secretariado.
Esta semana, o prefeito já teria comentado seu propósito na Câmara de Vereadores, quando informou que estaria em processo de “análise para reduzir número de secretarias”, sendo em princípio as pastas Sedir e Seppom mais propensas a esta medida por tratarem de temas com afinidade.
A Seppom tem como secretária Luciana Malini, nomeada no início da gestão do prefeito. A pasta foi criada na administração do pedetista Sérgio Vidigal, atualmente deputado federal.
Já a Sedir, também criada na gestão de Vidigal, é ocupada por Marlon Amorim Nascimento.
Na última sexta-feira (23), questionado sobre a possibilidade de fusão nas secretarias municipais, o prefeito negou veementemente.