Categories: Política

Prefeito quer criar Guarda com 170 agentes armados

O município da Serra já conta com Guarda Municipal de Trânsito. Foto: Divulgação / PMS

Por Caio Dias

 Está na Câmara Municipal da Serra, o projeto de lei do prefeito Audifax Barcelos (PSB) que alltera a estrutura da Secretaria Municipal de Defesa Social e cria a Guarda Civil Municipal. Pelo projeto, essa guarda usará armas, mas o texto não chega a discriminar os tipos de armamento.

A ideia é que a Guarda Municipal da Serra seja uma corporação uniformizada, armada e aparelhada com o intuito de contribuir com a paz social, prevenir, inibir pela presença da vigilância, bem como reduzir infrações penais ou administrativas e violações contra os bens, serviços e instalações do município.  Também com o dever de cooperar com os demais órgãos de segurança pública e apoiar o trabalho da polícia.

Se aprovado o projeto, vão ser 170 Agentes Comunitários de Segurança atuando no município. A seleção acontecerá através de concurso público e o salário será de R$1,3 mil mais benefícios. Os agentes ficarão subordinados a Subsecretaria da Guarda Civil Municipal, vinculada a Secretaria de Defesa Social, angariando 10 cargos administrativos. O Departamento de Controle Interno, composto pela Corregedoria, será o órgão responsável por apurar possíveis infrações dentro da guarda.

A Ouvidoria Geral do Município atenderá a demanda da população nos assuntos relacionados à Guarda, devendo encaminhar à Corregedoria, qualquer tipo de queixa. Quanto às despesas decorrentes da criação desta Lei, virão de verbas do município, previstas no orçamento do corrente ano. O Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara desde o dia 12 de fevereiro, onde se encontra tramitando na Comissão de Justiça.

O vereador Nacib Hadad (PDT) considera bastante importante a implantação da Guarda – afirma votar a favor – mas não acredita na implantação nesta gestão.  Guto Lorenzoni (PP) acredita que vai beneficiar o cidadão, o comércio. “É uma grande necessidade do município pela extensão territorial”. O parlamentar pensa que a segurança estará mais próxima da população.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

16 horas atrás

Carnaval: inscrições para blocos de ruas na Serra começam nesta sexta-feira (17)

Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…

16 horas atrás

Comunicados – 17/01/2025

publicidade legal - 17-01-2025Baixar

18 horas atrás

Liquidação com descontos de até 70% nos shoppings da Serra

Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…

19 horas atrás

Polícia Civil procura foragido por morte de homem na Serra

Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…

20 horas atrás

Governador apresenta Pacto pela Educação aos prefeitos do ES

O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…

1 dia atrás