A situação do incêndio nas turfas, que se arrasta há mais de dois meses, se tornou insuportável para os moradores dos bairros mais próximos: José de Anchieta, Solar de Anchieta, Laranjeiras Velha e Jardim Tropical.
Por volta das 7h da manhã de hoje o prefeito da Serra Audifax Barcelos (PSB) esteve no local. Audifax disse que encontrou apenas seis homens do Corpo de Bombeiros combatendo o incêndio e considerou um número muito pequeno para a proporção do problema e que irá acionar a corporação bem como o governador para aumentar o número de bombeiros no local.
“Não posso admitir que apenas seis pessoas combatam um incêndio dessa natureza e desse tamanho, é necessário um número muito maior de pessoas”, critica.
O prefeito disse também que está muito preocupado com a saúde das pessoas que moram no entorno, que são as mais afetadas, principalmente crianças, idosos e gestantes.
Além da questão da saúde pública, o prefeito mostra preocupação também com o impacto ambiental, uma vez que a baixada do Mestre Álvaro desempenha um importante papel no ecossistema, abriga vidas de animais silvestres própria da região.
Reunião
Do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Pavoni, disse que nesta tarde haverá uma reunião com a Prefeitura para definir se há necessidade de reforço no combate. “Todo esforço a mais será bem vindo, pois o combate ao incêndio é complexo, já que o fogo atinge uma profundidade de até um metro no solo”, explica.
Tenente Pavani acrescentou que há fatores adversos como a falta de chuva e a escassez de água.
Quanto à crítica do prefeito Audifax sobre o número de homens no combate, Pavani disse que as equipes no local tem discernimento para pedir reforço se houver necessidade. E minimizou a fala do prefeito diante da gravidade da situação, acrescentando que o momento é de unir forças para extinguir a fumaça.
Veja o vídeo feito por uma moradora de Solar de Anchieta no início da manhã de hoje: