Categories: Política

Prefeitura anuncia corte de gastos para encarar crise

Jolhiomar explicou que a medida visa economizar 10% de água, luz e combustível. Foto: Bruno Lyra

A “ordem” é economizar na Prefeitura. É que o prefeito Audifax Barcelos (PSB) baixou decreto determinando medidas para contenção de despesas na administração do município. Ficará a cargo dos secretários municipais o cumprimento delas, que deverão durar pelo menos um ano.

A medida está em vigor desde o último dia 20 de março e prevê redução de 10% nos gastos com energia elétrica, água, serviços de telefonia, combustível dos veículos oficiais e materiais de limpeza. Além disso, suspende as contratações de shows referentes a eventos e festividades culturais, com exceção destas já previstas no ciclo folclórico e religioso da cidade: Festa de São Benedito e Nossa Senhora da Conceição na Serra Sede; Reis Magos e Folia de Reis em Nova Almeida; e a festa de Pitanga.

Segundo o coordenador de Governo da Serra, Jolhiomar Massariol, o objetivo é garantir a continuidade da prestação dos serviços municipais, como o pagamento em dia das despesas nas áreas de saúde, educação, limpeza pública e manutenção da cidade.

Jolhiomar afirmou que as medidas foram necessárias por conta da crise econômica que se abateu sobre o país, gerando reflexos negativos na receita municipal. Ele informou que ainda não é possível precisar em números o quanto o município pode economizar. “O decreto vai nos garantir o pagamento em dia dos servidores, a garantia da capacidade de investimentos e o cumprimento do calendário das obras já iniciadas”, justifica.

Outros cortes ainda estão previstos e se aplicam diretamente aos servidores como a realização de horas extras e da participação deles em congressos, treinamentos ou seminários que demandem do uso de diárias e passagens. Ademais, a contratação de empresas para o fornecimento de kit lanches, coffe break, marmitas, exceto nas áreas de saúde e assistência social também ficam suspensas.

O decreto assinado e suas exigências tem duração prevista para até o dia 31 de março de 2016. Até esta data, a contratação de novos estagiários também ficará suspensa, com exceção das renovações e substituições dos contratos existentes nas áreas da educação e saúde.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

6 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

10 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

11 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

14 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

14 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

14 horas atrás