Categories: Política

Prefeitura anuncia corte de gastos para encarar crise

Jolhiomar explicou que a medida visa economizar 10% de água, luz e combustível. Foto: Bruno Lyra

A “ordem” é economizar na Prefeitura. É que o prefeito Audifax Barcelos (PSB) baixou decreto determinando medidas para contenção de despesas na administração do município. Ficará a cargo dos secretários municipais o cumprimento delas, que deverão durar pelo menos um ano.

A medida está em vigor desde o último dia 20 de março e prevê redução de 10% nos gastos com energia elétrica, água, serviços de telefonia, combustível dos veículos oficiais e materiais de limpeza. Além disso, suspende as contratações de shows referentes a eventos e festividades culturais, com exceção destas já previstas no ciclo folclórico e religioso da cidade: Festa de São Benedito e Nossa Senhora da Conceição na Serra Sede; Reis Magos e Folia de Reis em Nova Almeida; e a festa de Pitanga.

Segundo o coordenador de Governo da Serra, Jolhiomar Massariol, o objetivo é garantir a continuidade da prestação dos serviços municipais, como o pagamento em dia das despesas nas áreas de saúde, educação, limpeza pública e manutenção da cidade.

Jolhiomar afirmou que as medidas foram necessárias por conta da crise econômica que se abateu sobre o país, gerando reflexos negativos na receita municipal. Ele informou que ainda não é possível precisar em números o quanto o município pode economizar. “O decreto vai nos garantir o pagamento em dia dos servidores, a garantia da capacidade de investimentos e o cumprimento do calendário das obras já iniciadas”, justifica.

Outros cortes ainda estão previstos e se aplicam diretamente aos servidores como a realização de horas extras e da participação deles em congressos, treinamentos ou seminários que demandem do uso de diárias e passagens. Ademais, a contratação de empresas para o fornecimento de kit lanches, coffe break, marmitas, exceto nas áreas de saúde e assistência social também ficam suspensas.

O decreto assinado e suas exigências tem duração prevista para até o dia 31 de março de 2016. Até esta data, a contratação de novos estagiários também ficará suspensa, com exceção das renovações e substituições dos contratos existentes nas áreas da educação e saúde.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

1 hora atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

2 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

9 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

16 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

17 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

17 horas atrás