Serra Podcast - Episódios

Prefeitura da Serra começa a asfaltar nova Rotatória do Ó nesta semana

A Rotatória do Ó será entregue ainda este ano, de acordo com a Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação | Associação de Moradores de Morada de Laranjeiras

Maior obra de mobilidade urbana que está sendo executada pela Prefeitura da Serra atualmente, a Rotatória do Ó – em Parque Residencial Laranjeiras – deve ter o trânsito liberado para a circulação dos motoristas em outubro. De acordo com a Secretaria de Obras, na próxima semana, as equipes já iniciarão a pavimentação do mergulhão.

A partir daí, os motoristas já poderão utilizar parte da nova rotatória. As obras, no entanto, devem continuar por mais um período. A Prefeitura da Serra diz que os trabalhos de instalação dos viadutos 2 e 3, que serão instalados nos sentidos Morada de Laranjeiras e Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, estão acontecendo.

Já o viaduto 1 está praticamente finalizado, faltando apenas alguns poucos ajustes. Ao Jornal TEMPO NOVO, o secretário de Obras da Serra, Halpher Luiggi confirmou o início da pavimentação. “Estamos trabalhando muito para isso acontecer; semana que vem iniciamos a pavimentação e o planejamento está para liberar o tráfego em breve”, destacou.

Além disso, o perímetro da rotatória, Avenida Copacabana e o trecho da Avenida Talma contarão com novos passeios, ciclovias e canteiros. Sobre paisagismo, a Secretaria de Obras da Serra informou que uma parte está prevista para entrega nesta primeira etapa da obra, mas informou que tudo será entregue na segunda etapa.

Sem decoração

Vale ressaltar que, apesar disso, somente a parte viária da obra será entregue neste ano. Em conversa com o Serra Podcast no mês de agosto, o prefeito Sergio Vidigal afirmou que a rotatória não contará, neste momento, com os equipamentos públicos previstos como, por exemplo, praças, pistas de caminhada, skate, entre outros.

Vidigal explicou que, quando a obra foi lançada, em agosto de 2020, a gestão da época não licitou o paisagismo, ou seja, aquilo que será feito em cima da rotatória. Por conta disso, o Município vai ter que entregar a rotatória em duas etapas: 1ª liberar o acesso as ruas com um paisagismo preliminar; 2º entregar o paisagismo completo e equipamentos públicos. Essa segunda fase não tem previsão para ser finalizada, já que o projeto ainda não está pronto.

Obra vai suportar crescimento da Serra nos próximos 30 anos

Crédito: Divulgação | Associação de Moradores de Morada de Laranjeiras

Em conversa anterior com a reportagem, no mês de maio, Halpher Luiggi, informou que antes do início das obras, a região apresentava saturação em sua capacidade durante os horários de pico. Era comum, por exemplo, grandes engarrafamentos em suas ligações com a Avenida Copacabana, Avenida Talma Rodrigues e Avenida Eldes Scherrer.

Por isso, o principal objetivo da construção é eliminar esse ‘gargalo’ e garantir fluidez no trânsito da região, que conta com hospitais, escolas e acessos para importantes bairros, inclusive, também faz caminho para a área industrial do Civit II e para balneários da Serra.

“Mantido o crescimento da demanda dos próximos anos segundo o previsto na fase de estudos e projetos, a via deve suportar o crescimento do trânsito nos próximos 20 a 30 anos”, destacou o secretário.

Estão sendo investidos mais de R$ 36 milhões na implantação das melhorias e, de acordo com a Prefeitura da Serra, a obra tem previsão de término para o segundo semestre de 2022.

Obra está sendo feita com dinheiro de empréstimo

A obra da Rotatória do Ó foi iniciada no último ano da gestão do ex-prefeito Audifax Barcelos. Para conseguir viabilizar a construção, o então chefe do poder Executivo solicitou um empréstimo de aproximadamente R$ 44,6 milhões junto ao Governo Federal.

O contrato de financiamento (número 0522.311-16/2020) foi assinado no dia 17 de junho de 2020. Já a obra foi iniciada em agosto. Apesar do dinheiro já está sendo utilizado para a construção, o término da carência será apenas no dia 06/09/2022.

Isso significa que somente a partir daí a Prefeitura da Serra vai começar a pagar o empréstimo, que gerará uma dívida durante os próximos 20 anos (240 meses).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe da Guarda Civil da Serra apreende 20 quilos de skunk

Durante patrulhamento preventivo em Belvedere na noite desta quarta-feira (6), Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) recebeu denúncia sobre indivíduos…

2 horas atrás

Feirinha GastroArtes terá programação especial com Zé Felipe & Romário na Serra

A atração principal da noite será a dupla goiana Zé Felipe & Romário, que promete animar o público com muito…

5 horas atrás

Atenção | Defesa Civil emite alerta de chuva com “impacto excepcional” na Serra

Fonte: Defesa Civil ES Atenção, moradores da Serra! Neste sábado (09) e domingo (10), a cidade pode enfrentar chuvas intensas.…

5 horas atrás

Governador Renato Casagrande representará o ES na COP29, no Azerbaijão

Casagrande transferiu o cargo a Ricardo Ferraço na quarta-feira (6). Foto: Divulgação O governador Renato Casagrande viaja nesta quinta-feira (7)…

5 horas atrás

Estado terá 299 novos policiais penais

A formatura dos 299 novos policiais penais. Foto: Divulgação O Espírito Santo terá novos 299 policiais penais. A formatura da…

5 horas atrás

The Nameless, melhor tributo ao Slipknot no Brasil, se apresenta pela 1ª vez na Serra no sábado

O The Nameless Tribute, considerado um dos melhores tributos ao Slipknot no Brasil vai se apresentar no Mad Rocks, neste…

6 horas atrás