Famílias responsáveis pelos alunos da rede de ensino público da Serra poderão tirar suas dúvidas sobre a volta às aulas – que acontecerá neste mês de março. Isso porque a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) vai fazer uma palestra on-line que discorrerá sobre os protocolos sanitários que devem ser adotados para o retorno das aulas presenciais. O evento será transmitido pelo YouTube, às 18 horas, e pode ser acompanhado por qualquer pessoa.
O intuito, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), é informar aos pais e responsáveis pelos alunos sobre as normas de prevenção e controle da transmissão da Covid-19, de como as escolas foram adaptadas para esse novo momento e como podem ajudar na conduta dos alunos no ambiente escolar.
“Mostraremos aos pais como a escola está adaptada, com marcações nas carteiras e cadeiras, cartazes informando sobre a utilização dos espaços e sinalização para que o aluno possa manter o distanciamento social. Além disso, teremos dispensadores de álcool em gel em pontos estratégicos em todas as escolas da rede”, comentou o supervisor de serviços de saúde da Vigilância Sanitária, Plínio Meira Wetter, que vai conduzir a palestra.
Outro ponto que será abordado é sobre a corresponsabilidade dos pais com os protocolos que os alunos devem seguir. “O trabalho de conscientização dos pais em relação aos filhos é fundamental. Se não houver essa colaboração, o trabalho dos profissionais de educação e da saúde poderá ser em vão”, ressaltou Plínio Wetter.
O sistema de ensino acontecerá de forma híbrida (presencial e remoto), por isso, quando o aluno for para a escola, os pais deverão atentar para o asseio pessoal da criança e o uso da máscara. “Na escola, o aluno não poderá compartilhar objetos pessoais e nem o material escolar”, lembrou o supervisor.
Os familiares ainda receberão informações a respeito da atenção sobre os sintomas gripais, bem como sobre as normas para o transporte escolar. Ao longo da palestra, haverá interação com a equipe de profissionais da educação, com o palestrante e os pais e responsáveis.
Para acessar o canal onde a palestra será transmitida, clique aqui.