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Prefeitura da Serra critica obra atrasada do Estado em Carapina: “está saturando o trânsito”

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Carapina Serra Obra Governo do Estado
Obra do Governo do Estado no Trevo de Carapina está atrasada desde dezembro e tem causado engarrafamentos na Serra. Crédito: Divulgação

A Prefeitura da Serra se pronunciou, nesta quarta-feira (8), sobre os impactos no trânsito que a obra do Complexo Viário de Carapina – de responsabilidade do Governo do Estado – tem causado nas vias municipais. Em tom de crítica, o Município afirma que a Avenida Norte Sul “está saturada” devido ao aumento considerável de veículos, que tentam escapar da região da Rodovia das Paneleiras (antiga Reta do Aeroporto).

O Governo do Estado está se omitindo de responder aos questionamentos do caos causado diariamente no trânsito da região por conta da obra, que está atrasada há meses. No entanto, aliados do governador Renato Casagrande (PSB) utilizam as redes sociais para apontar culpados pelo problema, um deles, a Prefeitura da Serra.

O Município, porém, se defende. Em nota, a Prefeitura da Serra informou que agentes do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) estão trabalhando, diariamente, na avenida Norte Sul para dar mais fluidez ao trânsito.

Disse ainda que os agentes têm se concentrado principalmente nos horários de pico da via, que são entre 6h30 e 8h30 e 16h30 e 18h30. Além disso, confirmou que a concentração de veículos aumentou consideravelmente, por conta das obras do Complexo Viário, saturando a Avenida Norte Sul.

Obra do Estado na Serra está atrasada e causa caos no trânsito

As obras do Complexo Viário de Carapina estão custando R$ 76,5 milhões e deveriam ter sido entregues em dezembro de 2022. O prazo – anunciado pouco antes das eleições de 2022 – não foi respeitado pelo Governo do Estado, que até o momento, não informou uma data exata para entrega da construção.

É importante ressaltar que o Governo do Estado, antes do início do período eleitoral, iniciou a terceira etapa da obra (entenda as etapas abaixo) sem concluir a segunda. A medida foi vista, no meio político, como eleitoreira, já o governador Renato Casagrande (PSB) estava disputando a reeleição – da qual foi eleito.

A Semobi já foi acionada por diversas vezes pelo Jornal Tempo Novo, mas preferiu não responder a demanda, deixando, desta forma, os moradores da Serra sem respostas para os seus questionamentos sobre a demora na entrega e os problemas que a obra causa no trânsito.

Nesta quarta-feira (8), a Semobi foi acionada mais uma vez. Por e-mail, não respondeu aos questionamentos. No WhatsApp, a assessora responsável pela secretaria leu as mensagens, mas também preferiu não responder, mesmo com o jornalista apontando a importância do retorno aos moradores da Serra.

Essa é uma prática comum no Governo do Estado. Quando a demanda não é de interesse das secretarias, os veículos de comunicação são ignorados.

Apesar disso, em uma visita realizada em fevereiro na obra da Serra, o governador Renato Casagrande (PSB), prometeu entregar a obra em março.

Diariamente, motoristas enfrentam engarrafamentos na região de Carapina. A obra também acaba causando atraso nos ônibus do Transcol, o que faz muitos passageiros desceram dos veículos e seguirem andando até o trabalho.

Entenda a obra do Complexo Viário de Carapina

A primeira fase da obra foi o trecho da antiga Reta do Aeroporto (chamada atualmente de Rodovia das Paneleiras). Foram realizadas implantação de três faixas por sentido, calçada e ciclovia no sentido Vitória, e calçada no sentido da Serra. Assim como serviços de drenagem, paisagismo e iluminação.

Já a segunda fase abrange o território da Serra até o viaduto que dá acesso à Rodovia do Contorno (BR 101). Por lá foram implantadas quatro faixas de rolamento por sentido, além de uma multiuso em cada sentido, que será utilizada para acesso às edificações e como baias de ônibus. Também foi implantada uma área de convivência e lazer com dez metros de largura no canteiro central.

A terceira e última etapa, da qual está em curso, corresponde à construção do viaduto para os novos acessos aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles. A região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias e semáforos inteligentes. O viaduto vai ligar a pista lateral sentido Vitória com a Avenida João Palácios, onde está localizado o Shopping Mestre Álvaro.

A obra é uma das soluções apresentadas pelo Governo como forma de diminuir o tempo de deslocamento Serra x Vitória, dando fluidez a um dos principais gargalos que é o afunilamento das pistas após o viaduto que dá acesso ao Contorno de Vitória, em especial no cruzamento sentido do Hospital Vitória Apart que liga com a Avenida Norte Sul.

Prefeitura diz que região tem recebido investimentos

A Prefeitura da Serra também afirmou que tem feito investimentos naquela região para melhorar a fluidez do trânsito na via e proximidades.  A obra do Binário é um dos exemplos citados.

A obra tem investimento de R$ 69 milhões e inclui o trecho da entrada da Arcelor Mittal Tubarão, em Carapina, até o cruzamento da rodovia ES-010, em Jardim Limoeiro. Esse trecho se tornará mão única em três faixas no sentido Vitória x Serra. O projeto prevê ainda que os motoristas que seguirem no sentido oposto terão que passar pela Avenida Lourival Nunes (paralela à Norte Sul), que também passará a ter três faixas. Cerca de 1,7 quilômetro receberá alteração.

“Vale ressaltar que o projeto prevê uma grande intervenção de macrodrenagem e reabilitação de vias, o que diminuirá drasticamente os alagamentos e represamento que hoje ocorrem na região. O projeto contempla a restauração e revitalização do piso asfáltico de todas as ruas entre a Lourival Nunes e a Av. Norte- Sul, e o entroncamento da Av. Metalúrgica e a ES-010”, disse a prefeitura.

O segmento da macrodrenagem está sendo feito por método não destrutivo nas vias de grande intensidade de trânsito local, como Av. Brigadeiro Eduardo Gomes e a Av. Norte-Sul, buscando diminuir as interferências do trânsito local na fase de obras.

Outra importante obra na região é o recapeamento e sinalização da Norte- Sul, que está sendo finalizada. Inclui o trecho que vai do trevo de Bairro de Fátima até a Avenida dos Metalúrgicos, totalizando 5,1 km, o que representa uma área de 42 mil metros quadrados realizados com investimento de R$ 7 milhões.

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