Os moradores da Serra que precisam fazer agendamentos relacionados ao Cadastro Único ficar atentos. Isso porque a Secretaria Municipal de Assistência Social disponibilizou dois novos números de telefone celular para este tipo de atendimento.
De acordo com a Prefeitura da Serra, a mudança foi implantada por conta da instabilidade do número de telefone fixo em que normalmente é feito esse serviço (3291-2424). Segundo o Município, este número fixo será retomado assim que possível.
Os novos telefones para agendamento são: (27) 99898-5990 e 99758-9484.
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda:
- Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou
- Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.
Segundo a Caixa, o serviço funciona da seguinte forma: o município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.
Para que a família possa ser cadastrada, é importante:
- Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
- Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
- Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.