Notícias

Prefeitura da Serra é premiada por projeto de licenciamento integrado

O projeto premiado foi desenvolvido pelas Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e Desenvolvimento Urbano (Sedur), na Serra. Crédito: Divulgação

O projeto “Licenciamento Integrado de Obras e Ambiental”, executado pelas Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Serra, venceu na categoria Projeto de Resultados, do Prêmio Inoves, do Governo do Estado. O resultado foi anunciado na última terça-feira (10). O prêmio destaca ações e projetos que melhoram a gestão pública.

Os vencedores, além de ganharem selo e certificado do Inoves, também participam do Programa de Aceleração de Iniciativas Públicas, recebendo um investimento de até R$ 30 mil para aplicarem em seus projetos.

O projeto unificou os processos de licenciamento de obras e de licenciamento ambiental em um único processo que analisa aspectos urbanísticos e ambientais de um empreendimento, gerando mais eficiência e comodidade para moradores e empresas.

Com a mudança, a Prefeitura da Serra quadruplicou o número de licenças emitidas, o que impulsionou o crescimento econômico e aumentou a arrecadação, atraindo novos investimentos e gerando empregos. Além disso, padronizou as condicionantes ambientais, o que simplificou o processo e garantiu um licenciamento mais ágil e sustentável, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

“Este prêmio vem coroar a todas as inovações que foram feitas no município da Serra desde quando o prefeito Sergio Vidigal uniu as secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente. Iniciamos, assim, na quebra das paredes e na integração de toda a equipe técnica, que participou a todo momento e construiu junto este projeto vencedor. Trata-se de um projeto inovador a nível nacional. Somos a única cidade do Brasil que emite licenciamento ambiental junto com licenciamento de obras num único documento. Isso possibilitou que a Serra saboreasse todo o desenvolvimento sustentável que estamos vivenciando”, comemorou o secretário das pastas, Claudio Denicoli.

Ele lembra que, com essa unificação, todo o processo ficou mais ágil. A análise e aprovação sai em cerca de 20 dias. Antes, era necessário obter as licenças ambiental e a de obras separadamente, o que atrasava o processo. A união das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente foi essencial para essa inovação.

Para Denicoli, o prêmio Inoves dado à Prefeitura da Serra reflete o momento de avanço vivido pelo município.

“Qualquer pessoa que chega na cidade percebe o franco desenvolvimento organizado, tanto na esfera econômica, social, ambiental no município mais próspero do Espírito Santo que mais gera receita, que mais gera emprego, o maior PIB. Tudo isso veio de 2021 para cá, quando foi destravado o grande nó que este país enfrenta, que é a burocracia. Nós conseguimos enfrentar e superar tudo isso com muito envolvimento, estudo e dedicação, inovando e retribuindo para a sociedade a credibilidade que depositou nessa gestão que aí está”, analisa.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Extrabom de Jacaraípe lança ação de verão em parceria com Elma Chips e Amstel

Crédito: divulgação. O supermercado Extrabom iniciou uma nova ação voltada para o público que frequenta a orla de Jacaraípe durante…

13 minutos atrás

Serra anuncia uniformes e kits de material escolar para todos os 65 mil alunos

A Prefeitura da Serra anunciou entrega de uniformes e kits de material escolar para 65 mil alunos. Crédito: Divulgação O…

20 minutos atrás

Comunicados – 05/02/2025

publicidade legal - 05-02-2025Baixar

38 minutos atrás

Motociclista escapa por pouco da morte ao ser atropelado por carreta na Serra

O motociclista escapou por pouco da morte ao ser atropelado por uma carreta, na BR-101, na Serra. Crédito: Divulgação Um…

1 hora atrás

Jovem é detido suspeito de agredir e estuprar ex-namorada de 16 anos na Serra

Foto: Divulgação/PCES Na noite de segunda-feira (03), um adolescente de 17 anos foi detido pela Polícia Militar após suspeita de…

1 hora atrás

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

18 horas atrás