Sem data definida para a chegada de uma vacina e sem nenhum medicamento para cura do coronavírus, as prefeituras de todo o Brasil já estão decidindo se irão cancelar ou realizar de forma diferente as festas que ocorrem na virada de um ano para o outro e também outros eventos tradicionais. E na Serra, não é diferente: o Município afirmou que está acompanhando a situação e estudando o que fazer em relação às festividades de fim de ano.
A informação foi confirmada com exclusividade ao TEMPO NOVO no final da manhã desta quarta-feira (12). Na Serra, apesar da pandemia está demonstrando certa estabilidade, as mortes continuam acontecendo, assim como muitos moradores seguem sendo infectados diariamente. No total, já são 12.233 infectados, 450 mortos e 10.752 curados. Vale destacar que o município é líder em óbitos e o terceiro com o maior número de casos no Espírito Santo.
Anualmente, a Serra costuma ter festas públicas de virada de ano, em todos os balneários, com queima de fogos e até shows. A cidade também possui outras grandes comemorações, que começam em outubro por Pitanga – Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, também tem a festa de aniversário da cidade comemorada em dezembro, na Serra Sede, juntamente com a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Ainda no último mês do ano, tem a festa de São Benedito – onde ocorrem a cortada, a puxada e a fincada do mastro. No início de janeiro, também ocorre o aniversário de Nova Almeida e Festa de São Sebastião e São Benedito. Todos esses eventos acontecem com um número muito grande de moradores, o que é o principal problema no momento, já que uma das medidas mais necessárias para evitar o avanço do coronavírus é o distanciamento social.
Por meio de nota, a Prefeitura da Serra afirmou que está acompanhando a situação e avaliando o que poderá ser feito com relação às festividades de fim de ano. Dessa forma, o Município não afirmou se haverá ou não qualquer uma das festas citadas nessa matéria. Vale destacar que a Festa de São Pedro, que ocorre em junho na região de Jacaraípe, foi cancelada este ano por conta da pandemia causada pela Covid-19.