O ano letivo de 2025 se aproxima, trazendo consigo a renovação dos contratos de professores em designação temporária (DTs), selecionados por meio de processos seletivos. Na Serra, esse processo de recontratação tem gerado dúvidas entre os profissionais do magistério. Para esclarecer a situação, o Jornal Tempo Novo procurou a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), que se posicionou sobre o assunto.
A principal questão levantada pelos professores da Serra é a renovação parcial dos contratos do processo seletivo nº 007, realizado em 2022. De acordo com a categoria, a prefeitura estaria renovando os contratos de apenas uma parte dos profissionais selecionados por esse edital, deixando outros de fora.
Por meio de nota, a Prefeitura da Serra informou ao Jornal Tempo Novo que o processo de renovação dos contratos ainda está em análise junto à Procuradoria Geral do Município.
Reforçou ainda que todos os esforços necessários estão sendo feitos e que as providências a serem tomadas considerarão a legislação vigente.
Atualmente, a Prefeitura da Serra conta com mais de três mil professores contratados.
Concurso público da Serra
Além da questão contratual, a Prefeitura da Serra realizou, em 2024, um concurso público para a contratação de professores efetivos. O certame ofereceu 895 vagas, e a previsão é de que os aprovados sejam convocados na primeira semana de janeiro de 2025.
Com isso, o município contará com esses novos profissionais atuando de forma efetiva, sem necessidade de renovação contratual.