O secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes, falou durante coletiva na tarde da última segunda-feira (5) que os municípios devem adotar leis para obrigar o uso de máscara.
“Infelizmente, grupos populacionais insistem em descumprir a quarentena. Precisamos que todos tenham consciência do grave momento que vivemos. Vamos viver abril com muitas restrições, estamos recomendado que todos os municípios implementem legislações municipais para obrigar o uso das máscaras. Nós entendemos que a fiscalização e a responsabilidade do uso da máscara é papel municipal”, defende Nésio.
Pelas ruas não só da Serra, mas de toda a Grande Vitória, é grande o número de pessoas que circula sem o equipamento de proteção.
O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra para saber se o município irá fechar o cerco contra as pessoas que não fazem o uso da máscara. Por meio de nota, a Prefeitura informou que vai preparar um Projeto de Lei que dispõe sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção como medida de enfrentamento da pandemia de Covid-19 no município.
Durante a coletiva Nesio disse também que cansaço não pode virar negação. “O cansaço não pode virar negação, virar um comportamento de alto risco. Entramos em uma etapa da vigência do mapa de risco. Temos 3/4 da população capixaba em municípios classificados como risco extremo, com amplas restrições sociais e econômicas. Sem redução da interação social não será possível evitar que muitos óbitos possam ocorrer nas próximas semanas. Sair só quando essencial e usando máscara pode evitar internações e mortes. A proporção de pessoas assintomáticas ou oligossintomáticas é muito grande na Covid-19, ainda mais em um contexto de cansaço”, afirma Nésio.
Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, divulgados na tarde da segunda (5), a Serra já registra, no total, 48.475 pessoas que foram infectadas, 915 mortes e 46.251 moradores considerados recuperados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 38.368 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (41), Cidade Continental (37), Feu Rosa (37), Barcelona (30), Vila Nova de Colares (29), Nova Carapina (27), Planalto Serrano (25), José de Anchieta I (25) e Eldorado (24).
Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 2.167 confirmações. Em segundo lugar vem Morada de Laranjeiras, com 1.855. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 390.884 confirmações, 7.767 mortes e 360.074 curados.