Notícias

Prefeitura decide não retornar aulas nas escolas da Serra em fevereiro

Decisão foi tomada durante reunião realizada nesta quinta-feira. Foto: Divulgação

As aulas presenciais não serão retomadas em fevereiro nas unidades escolares municipais das cidades da Grande Vitória. A decisão foi tomada em reunião feita nesta quinta-feira (14) por secretários de Educação de quatro municípios da região metropolitana, inclusive o da Serra, Alessandro Bermudes. A prorrogação da suspensão de atividades presenciais acontece devido o agravamento da pandemia de coronavírus em todo o Espírito Santo.

Logo após a reunião, a Prefeitura da Serra confirmou que decidiu manter as aulas suspensas. Nos próximos dias, o Município deve realizar o planejamento sobre aulas a distância e, se possível, até em formato virtual, como foi afirmado pelo prefeito Sergio Vidigal em conversa com o TEMPO NOVO no final de dezembro 2020.

Na reunião, os três secretários, além de Alessandro, assinaram o documento que relata a decisão. São eles: Juliana Rohsner (Vitória), José Roberto Aguiar (Cariacica) e Fabiana Kauark (Vila Velha).

“Ficou definido pelos secretários de educação dos municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha que o retorno presencial não ocorrerá em fevereiro”, diz a nota divulgada.

Nos últimos dias, Vidigal e Alessandro chegaram a visitar escolas da cidade na intenção de decidir se seria possível ou não o retorno em fevereiro. A decisão de realizar as visitas ocorreu após o governador Renato Casagrande (PSB) realizar uma reunião com prefeitos da Grande Vitória e pedir para que as prefeituras retornem as aulas presenciais em fevereiro desde ano, todas seguindo o mesmo calendário escolar.

Anteriormente, também no final de dezembro de 2020, Sergio Vidigal e Alessandro Bermudes haviam afirmado categoricamente que as escolas só seriam reabertas após a vacinação de todos os profissionais que trabalham nas escolas, desde os professores a quem atua na limpeza ou portaria. A fala foi concedida à reportagem do TEMPO NOVO logo após o prefeito anunciar alguns nomes que havia escolhido para o seu secretariado, incluindo o da Educação.

Leia a nota completa:

“Considerando que, os insumos adquiridos para adequar as escolas para volta presencial, não serão entregues no mês de janeiro;

Considerando a adequação dos espaços físicos para o atendimento dos protocolos sanitários;

Considerando a necessidade de formação dos profissionais da educação, para o desenvolvimento do continuum curricular;

Considerando que o mês de fevereiro tem apenas 13 dias letivos;

Considerando que a produção das vacinas tem um quantitativo limitado e que mesmo priorizando os profissionais da educação existe um tempo para que se concretize;

Ficou definido pelos secretários de educação dos municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha, que o retorno presencial não ocorrerá em fevereiro.

Ficou definido que as condições para o retorno serão dialogadas com um comitê unificado, envolvendo as instituições representativas de classe, Conselhos Municipais de Educação, Fóruns de diretores, MP-ES e representantes da saúde bem como o acompanhamento do mapa do risco.”

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vídeo| Carro cai de viaduto e é “parado” por palmeira na Serra

Um carro caiu de um viaduto situado na Rodovia Mário Covas na Serra na noite dessa sexta-feira (26). O carro…

28 minutos atrás

Veja qual a previsão do tempo para este fim de semana na Serra

Mais um final de semana chegou e com ele a tradicional previsão do Tempo Novo. Veja como ficam os termômetros…

41 minutos atrás

Serra registra três incêndios em menos de 24h

Três incêndios foram registrados por leitores em menos de 24h na Serra. O primeiro na quinta-feira (25) em uma vegetação…

57 minutos atrás

Serra é a cidade que mais cadastrou famílias na Tarifa Social de energia em 2024

Somente nos últimos quatro meses de 2024, 5.833 famílias da Serra foram cadastradas no benefício da Tarifa Social de Energia…

18 horas atrás

Partido de Casagrande, o PSB, oficializa apoio a Weverson Meireles para prefeito da Serra

Na noite desta quinta-feira (25), o PSB, partido do governador Renato Casagrande, realizou sua convenção na Serra. Aproximadamente 600 pessoas…

22 horas atrás

Entenda como suspeitos de tentativa de sequestro na Serra foram encontrados

Foram presos na noite dessa quinta-feira (25) os dois suspeitos de envolvimento na tentativa de sequestro de um ciclista na…

23 horas atrás