Na próxima segunda-feira (12) – data onde religiosos comemoram o dia de Nossa Senhora da Penha (padroeira do Espírito Santo) – será feriado em todo o Espírito Santo. E na Serra, não será diferente: servidores poderão contar com três dias de descanso: sábado (10), domingo (11) e segunda (12). O mesmo vale para funcionários de empresas privadas que não atuam em fins de semana.
A medida, entretanto, não irá afetar as repartições que desempenham serviços essenciais, que tenham o funcionamento ininterrupto ou regime de escala. Entre elas, por exemplo, está o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), disque-silêncio, serviço de fiscalização ambiental e também fiscalização contra aglomerações durante esta quarentena.
“Na próxima segunda-feira feriado de Nossa Senhora da Penha, apenas os serviços essenciais estão mantidos na Serra: os serviços públicos de natureza essencial de urgência e emergência, que tenham o funcionamento ininterrupto ou em regime de escala”, disse a prefeitura em nota divulgada.
Em anos anteriores, o Município não costumava seguir o dia de Nossa Senhora da Penha, pois a data não era feriado e cada cidade podia definir se iria decretar ou não ponto facultativo. Agora, o feriado é lei em todo o Estado e a Prefeitura da Serra está apenas seguindo a determinação.
Veja o que funcionará normalmente no dia 12 de abril:
– Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs);
– Maternidade Municipal;
– Disque-Silêncio;
– Denúncia Ambiental;
– Serviços funerários;
– Atividades operacionais da Guarda Civil Municipal (GCM), dos Agentes de Trânsito e da Defesa Civil.
– Serviços essenciais como, coleta de lixo doméstico e hospitalar, varrição de rua e coleta seletiva de resíduos.
ERRAMOS: Anteriormente, o texto da matéria afirmava que a Prefeitura da Serra havia decretado feriado na segunda-feira. A informação não estava correta. Na verdade, o Município está seguindo apenas a lei estadual que transformou o dia 12 de abril como feriado em todo o Espírito Santo. As alterações necessárias já foram feitas pela redação do TEMPO NOVO.