Mesmo com os bares lotados e muitas reclamações de falta de fiscalização nesses estabelecimentos, a Prefeitura da Serra diz que realiza ações para tentar impedir aglomerações. No entanto, segundo moradores, isso ainda não tem apresentado resultado imediato, já que o problema continua e acontece desde o momento mais grave da pandemia de coronavírus. O funcionamento de bares está liberado no município, mas superlotação de clientes sem máscara continua proibida.
A Serra está classificada como risco baixo. Na prática, isso significa que todo o comércio da cidade pode abrir sem limite de horário e em qualquer dia. Nisso está incluso os bares, lanchonetes, restaurantes e shoppings. Mesmo assim, o risco de se contaminar pela Covid-19 ainda existe. Tanto que o governador Renato Casagrande (PSB) pediu, durante uma coletiva de imprensa na última sexta-feira, que a população mantenha os cuidados necessários e evite aglomerações. Casagrande ainda afirmou que a fiscalização deve ser feita pelas cidades.
Segundo moradores da Serra que foram ouvidos pelo TEMPO NOVO, as fiscalizações não estão acontecendo na Serra. Os internautas não serão identificados por pedido pessoal. “Moro em frente um bar de Laranjeiras e ele fica lotado todo fim de semana. Sempre com filas gigantes antes de abrir. A gente até liga para a prefeitura, mas eles nem atendem. Teve um dia, que passaram duas viaturas, mas nada foi feito. É uma falta de respeito com todos. Pior que nenhum número de denúncias atende e ninguém vem ao local para fiscalizar”, reclamou.
A reportagem recebeu relatos de diversas comunidades. Entre elas: Parque Residencial Laranjeiras, Porto Canoa, Colina de Laranjeiras, Morada de Laranjeiras e Jacaraípe. “Os bares sempre estiveram abertos. Para mim, a prefeitura faz vista grossa e simplesmente ignora, ainda mais em ano eleitoral. O pior é que isso tem um preço caro e pode custar vidas. Em Vitória, vejo até polícia fechando bares que não respeitam as regras, mas aqui é ‘casa da mãe Joana’”, relatou outro popular.
A Prefeitura da Serra disse à reportagem que a fiscalização em bares faz parte das atividades de rotina do Município e seguem acontecendo. Apesar disso, as ações não são feitas no intuito de multar, mas apenas de conscientizar. Segundo o Município, neste atual momento, serão intensificadas as orientações aos comerciantes e frequentadores para que obedeçam as normas sanitárias vigentes.
“A prioridade da Prefeitura da Serra é orientar a população, salvar vidas e contribuir para reduzir o número de infectados pela Covid-19. Menos de 1% das ações resultam em multas”, diz o texto da nota.