A Serra é a única cidade do Espírito Santo que conta com duas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs), mesmo assim, o atendimento médico da cidade vem sendo alvo de diversas reclamações de moradores, principalmente por conta da superlotação que acontece semanalmente nas unidades. Um dos motivos para isto, segundo a prefeitura, é o atendimento de mais de 40 mil pacientes de outras cidades do estado por ano.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a Serra não recebe nenhum repasse extra para atender esses pacientes de outras cidades. Vitória – de onde vem a maior parte dos pacientes de fora – Fundão, Vila Velha e Aracruz são alguns dos municípios onde os pacientes migram para a Serra. Ainda segundo a secretaria, são mais de 120 pacientes de fora por dia nas UPAs.
Em entrevista ao TEMPO NOVO no início de maio, o secretário de Saúde, Alexandre Viana, disse que esse é um dos motivos para a superlotação nas unidades. “Hoje, 95% das pessoas que procuram a UPA não precisariam estar ali; deveriam ir para as unidades básicas, então, começa por aí a superlotação; mas o município não pode negar atendimento. O segundo motivo é que, diariamente, atendemos a mais de 120 pacientes de outros municípios; a maioria, vindas da capital”, disse.
Além dessas causas, a prefeitura afirma que os aumentos alarmantes nos casos de dengue sobrecarregam as UPAs, o que ajuda a demorar mais o atendimento nas unidades e causa a superlotação.
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…