A vacina contra a Covid-19 já está disponível para profissionais dos cemitérios da Serra que sepultam os corpos das vítimas da pandemia. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, coveiros estão incluídos no rol dos trabalhadores da Saúde e para terem acesso à vacina, basta agendar no site http://gti.serra.es.gov.br . A informação foi passada ao Tempo Novo nesta sexta-feira (26).
Desde o início da pandemia, há um ano, coveiros vinham solicitando a inclusão no grupo prioritário para receberem a imunização, assim que ela estivesse disponível. Mas os profissionais, tanto do cemitério privado, quanto dos públicos, relatam dificuldade para terem acesso.
Nos cemitérios públicos da Serra o serviço é quase todo feito por funcionários de uma empresa terceirizada, já que a minoria dos coveiros são servidores públicos. Um profissional – que não terá o nome divulgado a pedido – que trabalha nessa prestadora de serviço, disse que até foram enviados os dados dos coveiros para a Prefeitura, mas até a manhã desta sexta-feira a imunização não tinha acontecido.
Segundo esse profissional, os enterros aumentaram muito nos últimos dias com a nova onda da doença. “Há sempre o medo de pegar a covid, apesar de estarmos trabalhando com os EPI´s, luva, máscara, óculos e macacão. Estou sabendo que em Vila Velha os coveiros já foram vacinados, então isso tem que acontecer aqui na Serra o mais rápido”, afirma.
Ele acrescenta que, até onde sabe, não tem havido surto de contaminação entre coveiros na cidade. Mas alerta que se isso acontecer poderá haver dificuldades para a realização de enterros nos prazos, o que pioraria a situação sanitária e ainda geraria mais impacto emocional aos que estão perdendo parentes e amigos.
No dia 13 de fevereiro o governo do ES publicou a resolução 013/2021 que coloca os funcionários do sistema funerário e do Serviço Médico Legal no grupo prioritário para a vacinação.
Nesta pandemia, por determinação dos órgãos de vigilância sanitária, não pode haver velórios de vítimas do novo coronavírus, os caixões são lacrados e os enterros só podem ser acompanhados por um pequeno número de pessoas.
Vale lembrar que a Serra tem cemitérios públicos localizados em São Patrício (Jacaraípe), Serra Sede, São Domingos, Nova Almeida, Carapina, Pitanga e Manguinhos. E um privado que fica em Alterosas, no Civit II.
Além de corpos de moradores da cidade, os cemitérios da Serra também recebem falecidos de outros municípios.