Meio Ambiente

Prefeitura diz que vai investigar areia preta e morte de tartaruga em praia da Serra

Moradores do balneário de Costa Bela, na Serra, ficaram intrigados com a cor da areia da praia na manhã desta terça-feira (13) e também com aparecimento de uma tartaruga morta.

De acordo com imagens divulgadas pela comunidade, a faixa de areia está totalmente acinzentada, com aparência de material tipo minério de ferro.

“Achei estranha essa areia muito preta nesta parte da praia. Não sei se é natural, tipo aquela areia preta de Guarapari, ou se é minério mesmo. Está num bom pedaço da praia”, disse um leitor que não quis se identificar.

Um pouco mais a frente o mesmo morador encontrou uma tartaruga morta. “Logo na frente me deparei com uma tartaruga que já estava morta na areia da praia. Não sei o que pode ter acontecido, se foi rede de pesca. Seria bom as autoridades checarem para saber a motivação desse episódio”.

Ainda de acordo com apuração do Tempo Novo, uma outra tartaruga foi encontrada morta em Costa Bela, no último domingo (11).

O Tempo Novo procurou a Prefeitura da Serra que disse que enviará uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente ao local na próxima quinta-feira para fazer uma vistoria a fim de verificar se a areia é um sedimento natural, depositado devido ao movimento normal do oceano, ou se é algum produto estranho, como minério de ferro ou composto de característica orgânica.

A secretaria disse ainda que entrou em contato com a gerência da APA Costa das Águas, da qual a praia de Costa Bela faz parte, para informar a ocorrência da areia preta e a presença de uma tartaruga morta.

Material desconhecido na Praia da Baleia

Um material desconhecido também foi registrado no último dia 9 de novembro na Praia da Baleia, região de Jacaraípe.

Na ocasião, um pescador encontrou na areia da praia um aglomerado oleoso que acendeu um alerta nos frequentadores.

Um vídeo mostrando o material foi feito por um morador que acionou a Prefeitura da Serra. No vídeo, ele fala que o aglomerado encontrado na região, tem pelo menos 1 quilo e meio.

“Este material foi encontrado na Praia da “Curva da Baleia”, hoje pela manhã, pelo meu vizinho e pescador Helinho. Por ter mais acesso, ele me entregou o material encontrado. Como mostra o vídeo, borras de óleo formando gomas escuras e com certeza, com grau de resíduos tóxicos. Procuramos juntos sermos fiscais assíduos da nossa praia”, disse o morador Fábio Ferrari.

Fábio disse ainda que recebeu a fiscalização do Meio Ambiente Serra e que o material foi recolhido por eles para análise. “Outra parte interessada, foi a Associação de Pescadores de Manguinhos, fiz questão de separar parte deste material pra eles, ou seja, possíveis visões diferentes a respeito do assunto. Estou aguardando posicionamento das partes envolvidas”.

+ Vídeo | Ameaçado de extinção, Bugio passeia tranquilo em balneário da Serra

A Prefeitura da Serra foi acionada por meio da Secretaria de Meio Ambiente e disse que a fiscalização ambiental da Serra foi ao local e coletou o material, que será encaminhado para análise.

Não é a primeira vez que os mares serranos são protagonistas de objetos e manchas não identificadas. Em Jacaraípe, em 2018, uma mancha preta na água do mar, próximo a Praça Encontro das Águas, apareceu num vídeo feito por drone que mostrava uma mancha escura levada pelas águas do rio Jacaraípe para a praia do Barrote.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Moradora da Serra tem 90% do corpo queimado  durante incêndio em apartamento

Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…

17 horas atrás

Policiais perdem o controle e viatura invade casa na Serra

A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…

18 horas atrás

Homem é preso com mais de mil pinos de cocaína na Serra

O indivíduo deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo/ Divulgação PMES Nesta…

20 horas atrás

Verão na Serra: confira programações gratuitas neste sábado (18)

O verão está a todo vapor na Serra, e a cidade continua com uma programação especial para garantir a diversão…

22 horas atrás

Verão: dicas essenciais sobre o uso de protetor solar

O cuidado com a pele começa no verão e deve durar o ano todo/ Foto: Banco de Imagens Freepik O…

22 horas atrás

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

2 dias atrás