Meio Ambiente

Prefeitura e ativistas vão remover pedra com risco de cair sobre trilha no Mestre Álvaro

O local onde há o risco de deslizamento da pedra foi sinalizado com fita zebrada. Foto: Divulgação/Rodrigo Roger/Grupo de Proteção Ambiental Mestre Álvaro

Neste domingo (13) a Prefeitura da Serra irá retirar, com ajuda de ativistas ambientais, a pedra que corre risco de desabar sobre a trilha de Furnas, um dos pontos usados por aventureiros para acessarem o topo do Mestre Álvaro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra o trabalho começará às 7 h. A pedra deverá ser rolada até uma depressão do terreno que fica nas proximidades onde não haverá mais risco de deslizamento. E para desprender a rocha do solo, serão usadas apenas cavadeiras e enxadões.

Em declaração divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, a  Chefe da Divisão de Administração de Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente, Danielle de Aquino, disse que a remoção é necessária para manter a segurança das pessoas que fazem trilha no local.

Por conta do risco de deslizamento da pedra e da possibilidade dela atingir pessoas que eventualmente estejam passando pela trilha, a Defesa Civil já havia recomendado suspensão da utilização da Trilha de Furnas, acessada a partir da região de Jardim Tropical, até que a situação seja solucionada. Ainda de acordo com a assessoria, participarão da ação dos trabalhos de remoção membros das ong’s Guardiões do Mestre e Amigos do Mestre Álvaro.

Lado do Mestre Álvaro onde fica a trilha de Furnas. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra/ 17 – 03 – 21

Caso a remoção tenha sucesso, a expectativa é a de que a trilha possa voltar a ser utilizada com segurança. O Mestre Álvaro é uma Área de Proteção Ambiental (APA) que atualmente está sob a responsabilidade da Prefeitura da Serra. E além da trilha de Furnas, possui outras muito utilizadas por aventureiros: as trilhas Norte, Três Marias e Pitanga

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Movimentar-se: como os exercícios ajudam a saúde mental

Os exercícios físicos ajudam a reduzir os níveis de cortisol (o hormônio do estresse), aumenta a produção de endorfinas (substâncias…

25 minutos atrás

Vereador da Serra oferece R$ 1.000 para quem ajudar a encontrar agressor de professor

Vereador mostra matéria publicada pelo Tempo Novo e oferece recompensa para quem ajudar a localizar o suspeito. Crédito: Divulgação O…

27 minutos atrás

Prefeitura da Serra prorroga vencimento do IPTU 2025

A Prefeitura da Serra anunciou nesta terça-feira (13) uma medida para ajudar os contribuintes a se organizarem melhor: o prazo…

33 minutos atrás

Serra terá lançamento de foguetes da Olimpíada Brasileira de Foguetes

Foto: divulgação Nesta quarta-feira (14), a partir das 9h, o Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) será…

42 minutos atrás

Biancogres abre 80 vagas de emprego para moradores da Serra – se inscreva agora

A Biancogres abriu 80 vagas de emprego para moradores da Serra. Crédito: Divulgação A Biancogres, uma das maiores fabricantes de…

44 minutos atrás

Dieta rica em gordura aumenta o risco de câncer de pulmão, aponta estudo

Um estudo recente identificou um novo fator de risco para o câncer de pulmão: influência de dietas ricas em gorduras…

1 hora atrás