Cerca de R$ 53 milhões. Esse é o valor que a Prefeitura da Serra projeta arrecadar em 2019 com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). As entregas dos carnês na Serra já começaram e devem ser finalizadas até o final de março.
A entrega está sendo feita por agentes comunitários de saúde à noite, e também aos sábados e domingos. A data de vencimento do IPTU é no dia 12 de abril para cota única ou para a primeira parcela de quem desejar dividir o valor do imposto. Para quem optar por pagar em cota única, há um desconto de 10% sobre o valor total. Já o parcelamento pode ser feito em até seis vezes – com a última parcela a ser paga em setembro -, mas no valor integral.
Quem não receber o carnê, deve retirar a segunda via do imposto no site da prefeitura pelo link. No site é preciso digitar o número de inscrição do imóvel ou o CPF/CNPJ do proprietário. Também podem ser emitidos boletos em atraso. Se o boleto aparecer em vermelho, quer dizer que a dívida está ajuizada ou protestada e é preciso se dirigir pessoalmente à Procuradoria Geral da Serra, no prédio da prefeitura, com a documentação pessoal e do imóvel para regularizar a situação.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, neste ano serão distribuídos cerca de 170 mil carnês de IPTU, com expectativa de arrecadação em torno de R$ 53 milhões.
Em 2018, até novembro a arrecadação com o imposto foi de R$50,7 mi, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado, pouco mais de ¼ do total dos impostos municipais recolhidos (R$399 mi).
ISS e taxas anuais
Também começou a entrega do carnê do Imposto sobre Serviços (ISS) fixo (para autônomos) e taxa anual (para empresas), que será feita pelos Correios com previsão de término até meados do mês de março.
O ISS e a taxa anual poderão ser pagos em cota única ou parcelados em até três vezes. A cota única e a primeira parcela vencem no dia 29 de março.