Para combater a epidemia de dengue que a cidade vem enfrentando, a Prefeitura da Serra vai realizar na próxima semana, um mutirão de combate em Planalto Serrano A e B. Só este ano, foram confirmados mais de 15.400 casos e seis mortes pela doença no município.
A explosão de casos de moradores infectados começou a surgir ainda primeiro trimestre deste ano, mas a confirmação oficial de que a cidade estava enfrentando uma epidemia foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) somente em junho. De acordo com a Sesa, os agentes de saúde das Unidades Básica de Planalto Serrano A e B vão visitar as residências alertando sobre os cuidados necessários para evitar os focos do mosquito.
> Veja os bairros onde mais se pega dengue na Serra
Vale destacar que Planalto Serrano é uma das comunidades onde mais se pega dengue na Serra. A lista dos bairros com grande número de moradores que já foram infectados foi divulgada pela Sesa em junho. São eles: Bairro das Laranjeiras, Nova Carapina I, Feu Rosa, Planalto Serrano e Barcelona.
Serão 20 agentes que entrarão nos quintais das residências e também entregarão telas para proteção de caixas d’água. Além deste mutirão, a cidade vem realizando outras ações de combate ao Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. Segundo a prefeitura, estão sendo intensificadas ações em locais de maiores notificações com carro fumacê, ações de educação, visitas domiciliares e em ferros-velhos, borracharias e floriculturas.