Com a entrega do Contorno do Mestre Álvaro – prevista para o final desse ano – o atual trecho da BR-101 entre o quilometro 247 e o quilometro 270 será municipalizado. Isso significa que a Eco101 substituirá sua operação de concessão para os 19,7 km do futuro Contorno enquanto o trecho que compreende os 23 km localizados pouco depois do posto da Polícia Rodoviária Federal até o viaduto de Carapina, ficará sob gestão da Prefeitura da Serra.
Apesar dos pesares envolvendo o trágico fato de que a Eco101 (que já arrecadou mais de R$ 1 bilhão no ES) ganhará a rodovia mais moderna do Espírito Santo construído com dinheiro público sem deixar nenhuma compensação à cidade, a Prefeitura da Serra já tem planos para o trecho que será repassado a ela.
Na prática, é o traçado da BR-101 mais complexo do estado, pois passa dentro da malha urbana e industrial da cidade mais populosa do Espírito Santo, que além de ter a maior frota de veículos registrados (aprox. 220 mil) é também líder do setor logístico capixaba, que escoa grande parte das mercadorias pela 101.
Portanto a ideia da Prefeitura da Serra é formatar o trecho municipalizado, chamada informalmente de Avenida Mestre Álvaro, em uma espécie de free-way a moda americana, com estradas largas, com várias pistas e sem cruzamentos e sinais de trânsito. A informação foi repassada pelo próprio prefeito Sergio Vidigal, em entrevista concedida na última segunda-feira (16) do qual o TEMPO NOVO vem publicando em partes segmentadas.
“Com a municipalização da BR-101 vamos transformá-la em uma avenida ao estilo ‘free-way’, aquelas avenidas largas dos EUA, vamos eliminar os semáforos que forem possíveis e criar tipo aquelas tesourinhas para o motorista fazer o retorno e entrar nos bairros sem precisar de semáforos”, disse Vidigal.
A reportagem detalhou o assunto com o secretário de Infraestrutura Halpher Luiggi; ele explicou que as tais ‘tesourinhas’ citadas pelo prefeito são referências diretas ao conceito adotado em Brasília pelo urbanista Lucio Costa, que quis evitar o cruzamento de vias para assegurar uma circulação fluida nas principais rodovias. Dessa forma, criou as tesourinhas, que na prática são vias que passam por baixo do Eixo Rodoviário e dá acesso a Asa Sul e da Asa Norte da capital brasileira.
Adaptadas a Serra, essas tesourinhas iriam eliminar cruzamentos para entradas dos bairros que margeiam a BR-101, como José de Anchieta e Central Carapina, por exemplo.
“Com a construção dessas tesourinhas, precisaremos subir um pouco a pista central e fazer uma passagem em nível inferior para travessia dos bairros, assim vamos conseguir eliminar as interseções semafóricas sem comprometer o paisagismo urbano e as características de cada local. A intenção é eliminar todos os semáforos de Serra Sede a Carapina, mas teremos que estudar caso a caso, pois haverá alguns pontos de alta complexidade”, disse Halpher.
Corredor exclusivo de ônibus
Vidigal ainda revelou que deve ser criado um corredor exclusivo de ônibus, reduzindo a demanda por terminais de ônibus e diminuindo consideravelmente o tempo de deslocamento gasto entre Vitória x Serra, utilizando o sistema de transporte coletivo.
“A municipalização, apesar de ser muito mais vantajosa para a empresa, também vai nos ajudar com a diminuição de burocracia e nos dar mais autonomia para fazer as mudanças que queremos; uma delas é criar o corredor exclusivo do ônibus na BR-101 que será a futura Avenida Mestre Álvaro; isso vai dar muita fluidez ao transporte público”, afirmou Vidigal.
Essas mudanças já estão em fase de elaboração, mas só poderão ser efetivamente iniciadas após a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro e a transferência do trecho concessionado para a Eco101 e municipalização oficializada dos atuais 23 km que empreendem o trecho. A previsão de inauguração do Contorno, dada pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, divulgado em abril desse ano durante visita a obra, era para que até o final do ano a via já esteja pronta. Vale lembrar, que na semana passada o TEMPO NOVO esteve in loco na obra e detalhou em fotos e vídeos como será a nova rodovia, clique aqui para ler.
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