De janeiro a outubro deste ano foram recolhidos 85.529 toneladas de entulhos pelas ruas da Serra. Restos de materiais de obras, lixo doméstico, móveis velhos, podas de árvores são descartados nestes locais. O número supera o contabilizado em 2017, quando foram tirados das ruas, 70 mil toneladas de entulho.
Segundo a Prefeitura da Serra desde maio do ano passado o município atua com a campanha “Serra Limpa é Serra Linda” na qual participam equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), da Secretaria de Serviços (Sese), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Entre as ações realizadas estão os mutirões de limpeza, blitze abordando veículos carregados de resíduos de construção civil, campanhas de conscientização e aumento da fiscalização e mais rigor para combater os infratores.
Além disso, também foi criado um WhatsApp para receber fotos e vídeos com denúncias anônimas. Ao detectar infratores, os moradores podem enviar esse material para o número (27) 99976-2595, informando o endereço e a placa do veículo que descartou o entulho. Com a informação do número da placa, a Fiscalização pode localizar e multar o infrator, além de solicitar a limpeza.
Quem quiser descartar seu entulho de maneira correta, existem diversos locais destinados a receber esses restos. Pequenos locais de descartes, em Áreas de Transbordo e Triagem (ATT) estão pela cidade: o Projeto João de Barro, localizado na Av. Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa é um deles. Tem ainda a ATT Barcelona, Av. Região Sudeste, a 500 metros da BR101, próximo ao Posto BKR, que fica aberta de de segunda a sábado, das 8 às 17h. Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia.
Para descartar mais de 15 sacos de ráfia, o morador precisa contratar uma caçamba, de empresas credenciadas que são monitoradas pela prefeitura; e tem de dar uma destinação correta para o entulho, conforme prevê a lei 4.764, de 28 de dezembro de 2017, que estabelece multa de até R$ 2.224 para quem não cumpre as regras.