Categories: Política

Prefeitura tenta reduzir participação da OAB em conselho do município

Ítalo Scaramussa é o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Serra. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Serra e a Prefeitura não se entendem sobre os Conselhos da cidade. Entre os questionamentos da Ordem está a proposta da Prefeitura de retirar a categoria do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. E também a demora em homologar o Conselho dos Direitos Humanos.

O advogado Rafael Maulaes, membro da OAB no Conselho de Direitos Humanos disse que vai questionar a situação. “Tivemos uma reunião com o prefeito e ele se comprometeu a manter a OAB e criar cadeiras em conselhos onde não existem, como o de Meio Ambiente”, lembrou Maulaes.

O presidente da OAB/Serra, Ítalo Scaramussa, disse que vai brigar para manter as cadeiras. “Nada mais justo que a Ordem, enquanto entidade apartidária e isenta, exercer este papel fundamental”, opinou.

A OAB diz que os membros do Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH), eleitos em fevereiro, ainda não assumiram suas funções, porque aguardam a homologação do ato pela Prefeitura.

O Conselho tem 11 representantes do poder público e 11 da sociedade civil e tem por finalidade formular diretrizes, promover e defender os Direitos Humanos. Receber, apurar e/ou encaminhar denúncias e fiscalizar legislações de proteção.

Segundo a assessoria da Prefeitura, uma reunião da Comissão Eleitoral está marcada para terça-feira (19) com o objetivo de encaminhar para a posse aqueles que atenderam ao edital, procedendo-se o decreto para publicação e devida posse do conselho de Direitos Humanos.

Sobre a saída do assento da OAB no Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Lei Municipal 3014/2006, informou que este tem autonomia nas deliberações.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Funcionários são agredidos e soterrados vivos em cemitério na Serra

Divulgação Dois homens funcionário de um cemitério em Carapina, na Serra, foram agredidos e soterrados vivos após serem confundidos por…

5 horas atrás

Estudantes da rede estadual voltam às aulas na terça (04)

Cerca de 190 mil alunos da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo retornarão às aulas na próxima terça-feira (4),…

8 horas atrás

Estudo aponta aumento de 80% nos casos de câncer colorretal entre usuários de planos de saúde

Terceiro tipo de neoplasia maligna mais comum no Brasil, o câncer colorretal tem aumentado no País. Segundo uma análise do…

12 horas atrás

Consultas nutricionais e outros serviços gratuitos para advogados da Serra: saiba como solicitar

A partir da próxima segunda-feira (3), advogados e advogadas da Serra poderão acessar diversos benefícios oferecidos pela Caixa Assistência de…

12 horas atrás

Projeto Educa Basquete abre vagas gratuitas para crianças e adolescentes na Serra

O Instituto PEB, na Serra, está com inscrições abertas para o Projeto Educa Basquete. A iniciativa, que acontece desde 2017,…

12 horas atrás

Carapiranha retorna com festa de lançamento e desfile confirmado em Carapebus

O bloco Carapiranha fará o lançamento oficial para o Carnaval 2025 neste sábado (1), em Praia de Carapebus, na Estância…

13 horas atrás