Uma das principais demandas de ciclistas que trafegam pela Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, na região de Vila Nova de Colares, é a construção de uma nova ciclovia, já que a atual está em situação precária. E para resolver esse antigo problema, a Prefeitura da Serra e o Governo do Estado assinaram um convênio para executar as obras de recuperação da ciclovia, além de outras melhorias que serão feitas na região.
O convênio foi assinado pelo prefeito Audifax Barcelos e o governador Renato Casagrande na manhã da última segunda-feira (5). No total, serão gastos aproximadamente R$ 7 milhões para reformar 7,5 quilômetros de extensão da via e da ciclovia. Além disso, a avenida vai ganhar calçada cidadã, sinalização horizontal, paisagismo e iluminação com luminárias em LED.
Para Audifax, as obras são de extrema importância para a cidade. “As obras de recuperação da ciclovia vão melhorar as condições de mobilidade urbana em uma região que tem alta circulação de pessoas. Hoje, as ciclovias são uma necessidade, já que as bicicletas se tornaram meio de transporte importante”, disse o prefeito.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra, cerca de 40 mil pessoas circulam pela Talma Rodrigues diariamente. Além disso, a via corta o polo industrial Civit II e diversos bairros como Alterosas, Nova Zelândia, Vila Nova de Colares, Boulevard Lagoa, Feu Rosa e Portal de Jacaraípe.
Problema antigo
Em 2017, o TEMPO NOVO publicou uma matéria onde mostrava a indignação dos moradores com a péssima condição que se encontrava a ciclovia. Um dos ciclistas que reclamou na ocasião foi o José Araújo. “Quando está chovendo a ciclovia enche de água e deixa poças gigantes que escondem buracos. Já vi muito ciclista cair por causa disso”, diz.
Convênios com o Estado
Na manhã da última segunda-feira (5), o governador Renato Casagrande (PSB) esteve na Serra para anunciar liberação de recursos e obras no município. Ao todo, o valor que deve ser investido na cidade é de quase R$ 19 milhões. Estão na lista obras de mobilidade urbana na avenida Talma Rodrigues, reforma do colégio estadual em Chácara Parreiral, reforma do posto policial de Manguinhos e compra de equipamentos para o futuro Hospital Infantil. Casagrande deu uma entrevista para o TEMPO NOVO no final do evento, leia clicando aqui.