As obras do Hospital Materno Infantil Drª Maria da Glória Merçom Vieira Cardoso serão entregues neste sábado (26), às 9h30, em Colina de Laranjeiras. O anúncio foi feito pelo prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), na manhã desta sexta-feira (25) durante coletiva de imprensa.
O hospital funcionará 24 horas por dia e terá capacidade de atender cerca de 9 mil gestantes por ano e realizar 800 partos por mês. Mulheres e crianças da Serra, de outros municípios capixabas e até de estados vizinhos vão ser atendidas no local que contará com 176 leitos materno-infantis e uma UTIN (para recém-nascidos).
A maternidade funcionará no sistema porta aberta, por meio de sistema de classificação de risco, ou seja, a mulher não precisará ser encaminhada de outra unidade e será atendida imediatamente, nos casos de partos de baixa complexidade, que não oferecem risco ao bebê e a gestante.
Os leitos do Materno Infantil terão leitos tipo PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Após o parto o bebê realizará no próprio hospital os exames e testes que todo recém-nascido deve fazer (ultrassonografia, teste do pezinho, do olhinho e da orelhinha e tipagem sanguínea).
O hospital também terá banco de leite humano. A estrutura possui 6 blocos e deve gerar 500 contratações diretas.
Durante a coletiva o prefeito destacou que a entrega das obras do hospital é um orgulho da gestão e também de todo o estado. “A conquista não é só da Serra mas de todo o Espírito Santo. Nosso objetivo é ampliar e qualificar os serviços públicos que melhoram a vida das pessoas. Mães e crianças vão usufruir de um espaço moderno e de todos os serviços de saúde e práticas mais atualizadas”, disse Audifax.
+ Materno Infantil terá gestão privada e ainda não tem previsão para começar a funcionar
+ Gestão privada será responsável por contratação de funcionários do Materno Infantil na Serra
Sem previsão para começar a funcionar
As obras serão entregues, mas o funcionamento do Hospital ainda não tem previsão de começar. O hospital será assumido pelo Governo do Estado – e gerido pelo grupo privado Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), a mesma que está à frente do Hospital Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras. É o Governo do Estado que irá contratar os profissionais que irão trabalhar no Infantil.
Vale ressaltar que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse ao TEMPO NOVO, no início deste mês, que a maternidade será integrada ao “Complexo Hospitalar Dr. Jayme dos Santos Neves”, composto pelo hospital em Morada, e agora, também pela unidade construída pela Prefeitura da Serra. Por esse motivo, a gestão será feita pela Aebes, que já compõe um grupo de trabalho para definir a agenda de transição. A Secretaria da Saúde disse também que ainda são necessárias aquisições de equipamentos e outras adequações na instalação da unidade para viabilizar o início das atividades. Dessa forma, não há uma data específica para o início do funcionamento da maternidade e nem para contratação de pessoal.
O investimento nas obras foi de aproximadamente 100 milhões de reais, metade do valor pago com recursos próprios da prefeitura e o restante pelos governos federal e estadual por meio de convênio.
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…