Abordagem aos comércios, vistorias às residências, telagem de caixas d’água, palestras em escolas. Estas são algumas das ações da Semana de Combate à dengue que vai levar uma força-tarefa para em Nova Almeida. De terça (25) até sexta-feira (28), serão realizadas diversas atividades para eliminar os focos do mosquito e mobilizar a população na luta contra o Aedes aegypti. As informações são da Prefeitura da Serra.
Nesta terça-feira, a partir das 8 horas, os agentes de combate a endemias farão visitas domiciliares e em pontos estratégicos (floriculturas, borracharias, ferros-velhos), monitoramento inteligente por meio das armadilhas e telagem de caixas d’água. Haverá parceria de outros setores da prefeitura para a retirada de entulhos e capina no bairro.
A programação terá ainda abordagem educativa na Unidade Básica de Saúde de Nova Almeida, com exibição de filme sobre o tema e estande informativo, uma roda de conversa sobre o Aedes aegypti no Centro de Vivência de Nova Almeida e abordagem individual ao comércio local.
Na quarta (26), quinta (27) e sexta-feira (28), continuam a retirada de entulhos, a capina e as abordagens aos estabelecimentos comerciais. Serão feitas ainda palestras na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Julite Miranda Freitas, no Centro Municipal de Ensino Fundamental (CMEI) Agnes N. Coutinho e na EEEM Antônio José Peixoto.
Caminhada
No sábado (6), os servidores públicos, moradores da região, alunos das escolas locais e os comerciantes caminharão juntos pelo combate ao Aedes aegypti. A expectativa é unir em torno de mil pessoas.
O ciclo de ações se encerra no dia 10 de julho com a qualificação de lideranças religiosas eclesiásticas para atuarem como agentes multiplicadores no combate à dengue.
Programação
Terça-feira (25)
A partir das 8 horas
– Nas ruas do bairro – visita de agentes de endemias nas residências e nos Pontos Estratégicos (PE’s); fiscalização municipal integrada nos pontos estratégicos (foco permanente do vetor da dengue); monitoramento inteligente (MI) com armadilhas; telagem de caixa d’água e outros reservatórios; e retirada de entulhos e capina.
– Unidade de Saúde de Nova Almeida – abordagem, estande educativo com quadro branco e maquete do mosquito; filme educativo – Aedes aegypti;
9h20 – Centro de Vivência de Nova Almeida – roda de conversa sobre o Aedes aegypti.
14h20 – Estabelecimentos comerciais – abordagem individual e colagem de cartazes.
Quarta-feira (26)
8 horas – EEEM Antônio José Peixoto – palestra
14 horas – Estabelecimentos comerciais – abordagem individual e colagem de cartazes
Ao longo do dia – retirada de entulhos e capina
Quinta-feira (27)
8 horas – EMEF Julite Miranda Freitas – palestra e mídia educativa do Aedes aegypti
9 horas – CMEI Agnes N. Coutinho – palestra
14 horas – Estabelecimentos comerciais – abordagem individual e colagem de cartazes
Ao longo do dia – retirada de entulhos e capina
Sexta-feira (28)
8h30 – EMEF Julite Miranda Freitas – Palestra e mídia educativa do Aedes aegypti
14 horas – EEEM Antônio José Peixoto – Palestra e mídia educativa do Aedes aegypti
Sábado (6)
Concentração às 8h30 – Praça dos Pescadores – caminhada contra a dengue com a comunidade.
10 de julho
9 horas – Qualificação das lideranças eclesiásticas para atuarem como agentes multiplicadores no combate ao Aedes aegypti.