Categories: Notícias

Prefeitura vai liberar ambulantes nas ruas de Laranjeiras

Ambulantes estão autorizados a trabalharem em algumas calçadas. Foto: Arquivo TN

Após realizar uma ação de fiscalização e apreender diversas mercadorias de ambulantes que atuam nas ruas de Parque Residencial Laranjeiras, a Prefeitura da Serra pretende liberar a atuação de camelôs em alguns locais da comunidade. Atualmente, muitos vendedores utilizam as calçadas e ruas do bairro para vender seus produtos.

Para o TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra enviou uma nota onde afirma que vai publicar um edital com os locais disponíveis para ocupação dos ambulantes. De acordo com o Município, os vendedores interessados poderão concorrer a uma das vagas que serão disponibilizadas. Apesar desta informação, a assessoria de imprensa da Prefeitura não passou detalhes sobre quando este edital será publicado.

Na última sexta-feira (18), fiscais municipais e a Guarda da Serra retiraram os trabalhadores de uma calçada que fica próximo ao Shopping Laranjeiras, na Avenida Norte Sul.A ação foi duramente criticada pelos camelôs e também por pedestres que passavam pelo local. Eles consideram a ação “injusta e violenta”, já que a Prefeitura não avisou a Associação de Camelôs de Laranjeiras que iriam voltar a realizar esse tipo de ação.

Num vídeo que circula nas redes sociais, um camelô mostrou o momento exato em que o Município retirou as barracas e mercadorias das ruas. O TEMPO NOVO conversou com o presidente da associação, Anderson Keller. Segundo ele, em nenhum momento, o Município alertou que iria começar a retirar os ambulantes novamente das ruas. “A última informação que a gente tem é que eles iriam começar a regularizar a situação de alguns camelôs, mas pelo jeito voltaram a tomar os produtos e retirar a gente da rua. Não fomos avisados em nenhum momento”, explicou Anderson.

Uma ambulante que também atua no bairro classificou a ação como violenta. “Eles chegam e simplesmente vão tomando todos nossos produtos e desmontando as barracas. Se quer avisaram que iriam retirar a gente da rua. Simplesmente chegaram e foram agindo. Isso é injusto”, disse a trabalhadora que não quis se identificar com medo de represálias.

Também em nota, a Prefeitura da Serra confirmou que realizou a ação de apreensão de mercadorias de ambulantes em situação irregular, que já haviam sido notificados anteriormente. Disse ainda que os vendedores têm o prazo de dez dias para apresentarem a nota fiscal da mercadoria e, dessa forma, reavê-la.

Assista ao vídeo gravado por um ambulante durante a fiscalização da Prefeitura da Serra:

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Comunicado – 05/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

4 horas atrás

Opinião | Projeto moderniza eleição na Câmara da Serra e evita “sessão de horrores” como a de 2017

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…

4 horas atrás

Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717

O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…

4 horas atrás

Dez horas de muito forró em Jacaraípe com os paulistas do grupo Balaio e convidados

Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…

4 horas atrás

Nova Orla de Jacaraípe será entregue no verão: praia terá mirante, parques e academias

A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…

5 horas atrás

Raimundos traz turnê de 30 anos de carreira a Vitória em dezembro

Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…

5 horas atrás