A Prefeitura da Serra irá multar a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) após confirmar que a empresa lançou milhões de litro de esgoto bruto, ou seja, sem nenhum tipo de tratamento no rio Jacaraípe. O problema começou no início da manhã desta quinta-feira (11) após a Estação de Tratamento (ETE), de Estância Monazítica, transbordar e poluir área verde, além de colocar em risco a residências de centenas de famílias.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, uma equipe foi enviada, na tarde desta quinta-feira, ao local para averiguar a denúncia feita pelos moradores. No local, constataram o lançamento irregular de esgoto e estão preparando a multa que será aplicada, mas o valor ainda está sendo avaliado. Quem confirmou a informação é o Auditor Fiscal de Atividades Urbanas de Meio Ambiente, Ronaldo Freire.
Conforme informado pelo TN, além de poluir uma área verde e atingir diretamente o rio Jacaraípe, o erro na ETE da Cesan/Ambiental Serra também afetou nascente situada no local. Ambientalistas confirmaram que a estação de tratamento tem vazão para o manancial, que foi duramente poluído com esgoto bruto do início da manhã desta quinta até o final do dia. Vale lembrar que as águas do rio deságuam no balneário, que é um dos principais da cidade. Mas além de danos ambientais, outra situação também preocupou.
Trata-se da possibilidade que existia de um condomínio popular ser atingido. O residencial fica situado ao lado da ETE e moradores temiam que toda a enxurrada de esgoto subisse e invadisse as residências, caso voltasse a chover forte.
Leia também: Estação da Cesan transborda, vaza esgoto bruto em rio da Serra e pode atingir casas
O TEMPO NOVO entrou em contato com a Cesan/Ambiental Serra fazendo questionamentos sobre o motivo da ETE ter transbordado. Em nota, a companhia culpou o grande volume das chuvas que ocorreram nas últimas 24 horas. Disse que isso ocasionou o transbordo de esgoto dentro da área da ETE Jacaraípe, mas sem grandes detalhes, afirmou que áreas do entorno não foram atingidas.
“O grande volume das chuvas que ocorreram nas últimas 24 horas no estado e que afetou de forma extraordinária o município da Serra, ocasionou o transbordo de esgoto dentro da área da ETE Jacaraípe, como mostra o vídeo publicado nesta matéria que foi feito externo à Estação. A contenção e a limpeza já foram feitas pela equipe da Parceria Público-Privada que trabalha no local e nenhuma área do entorno foi atingida. Todas as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade estão recebendo vistorias técnicas preventivas”, diz o texto da nota.