Dois meses após suspender a cobrança do estacionamento rotativo na cidade, a Prefeitura da Serra voltou com as taxas para estacionar em ruas de Parque Residencial Laranjeiras. A suspensão tinha sido feita por conta do isolamento social, logo nos meses mais críticos da pandemia causada pelo coronavírus. O serviço foi retomado na semana passada, por enquanto, somente na comunidade e tem gerado reclamações de comerciantes, que constataram uma redução nas vendas.
Em Serra Sede, os motoristas que passarem por lá ainda não precisam pagar o rotativo, já que a suspensão continua valendo. A prefeitura não explicou o motivo de ter voltado com a cobrança apenas em Laranjeiras, mas vale lembrar que a região está passando por obras de revitalização e o serviço já estava suspenso desde fevereiro no local. Em Laranjeiras, a tarifa paga pelos motoristas continua com o mesmo valor (detalhes mais abaixo).
Na comunidade, a volta da cobrança em meio à pandemia está gerando reclamações, lojistas afirmam que as vendas caíram muito após o retorno. O TEMPO NOVO conversou com comerciantes. Uma delas é a Zilma Lopes. Ela afirma que o comércio sofreu uma queda nas vendas, após o retorno. “Caiu drasticamente nossas vendas após a prefeitura voltar a cobrar para estacionar. Muitos clientes me ligam e falam que vão para Jardim Limoeiro, pois aqui tem que pagar”, reclama.
Fabrício Oliveira também não concorda com o retorno. “Muitos colegas estão afirmando que as vendas caíram e muito. Sinceramente, rotativo não era nem pra ter existido aqui, pois aí temos que pagar rotativo e ainda pagar flanelinhas, porque caso a gente não pague, corremos o risco de arranharem o carro.”
Já Denis Tonani, é a favor da volta do serviço. “Tem um pessoal que é contra, mas eu apoio, pois dessa forma os clientes têm vagas para estacionar. Quando está sem o serviço é muito mais complicado e se o cliente não achar vaga, ele vai embora”, destacou.
O estacionamento rotativo funciona das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira; e aos sábados, das 8 às 14 horas. Em Serra-Sede (suspenso no momento) e em Laranjeiras, existem três opções para pagamento: diretamente com as monitoras que ficam circulando pelas ruas, nos pontos de venda ou pelo aplicativo que pode ser baixado no aparelho celular. No total, são 300 vagas disponíveis na Serra-Sede e 1.700 em Laranjeiras.