Categories: Notícias

Forças Armadas seguem no controle da segurança do ES

 

Na manhã desta quinta (16), fuzileiros navais pratrulhavam o Terminal de Laranjeiras e devem continuar no estado até o dia 6 de março. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

As ações do Governo do Estado para punir familiares de policiais e também militares, por conta da manifestação iniciada no último dia 3, ainda não surtiu grande efeito. Isso porque, os familiares continuam bloqueando as passagens dos quartéis e menos de 24% do efetivo da PM está nas ruas, cuja segurança também está sendo feita pelos cerca de 3 mil homens da Força Nacional de Segurança e Forças Armadas cedidas pelo Governo Federal.  

Na última terça-feira (14), o Governo do ES entrou com uma ação civil pública contra dez das manifestantes que participam do bloqueio ao Quartel de Maruípe. A ação pede multa de R$10 mil por dia de protesto a cada uma dessas mulheres.   

Também na terça, o Governo Estadual publicou o nome de 155 PM’s no Diário Oficial do Estado para serem submetidos a Inquérito Policial Militar (IPM), podendo resultar em expulsão. A previsão é que outros 703 PM´s sofram processo semelhante. 

Sob a condição do anonimato, um PM que atua na Serra disse que o efetivo da corporação que voltou às ruas não chega à 20% dos cerca de 800 militares que atuam no município.

“Aqui na Serra os militares que voltaram estão circulando nas viaturas das guardas municipais, pois as viaturas da PM continuam nos quartéis, ainda obstruídos pelos familiares. E para dar essa falsa sensação de segurança, saem quatro militares e um guarda municipal por viatura e ficam nas áreas de maior movimento, como em Laranjeiras. Em bairros periféricos ainda há medo, como em Feu Rosa, que continua com muitos comércios fechados”, afirma o PM.

A assessoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) não informou o contingente de policiais que voltou às ruas da Serra. Mas disse que em todo o ES são 2,4 mil e 240 viaturas.

Segundo a Associação Geral dos Militares do Estado do Espírito Santo, até a noite da última quarta (15), o movimento dos familiares continuava em todos os quartéis do ES. A entidade disse que colocou todo o corpo jurídico a disposição dos associados e seus familiares.  Já a Força Nacional e as Forças Armadas devem ficar até o próximo dia 06de março no estado.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

13 horas atrás

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…

14 horas atrás

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…

14 horas atrás

Ano letivo da Serra começa com oito novas escolas, modernização de salas de aula e mais professores

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…

14 horas atrás

Forró Deck 16 traz Os 3 do Nordeste para show exclusivo na Serra neste sábado (8)

O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…

15 horas atrás

Pedro Halle se destaca no marketing digital e entra de vez no audiovisual

Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…

16 horas atrás