Uma mudança no Regimento Interno da Câmara da Serra pode resultar na ampliação dos poderes das principais decisões da Casa nas mãos de cinco vereadores. Isso porque, além de pautar e decidir sobre a tramitação de projetos, os membros da Mesa podem alcançar a presidência de comissões importantes, o que é vedado atualmente, segundo a legislação interna. Com a alteração, além de comandar o plenário, membros da Mesa Diretora também poderão deliberar sobre a viabilidade e andamento de propostas no Legislativo.
O projeto de Resolução 07/2021 altera o artigo 41, da Resolução 278/2020, que alterou o Regimento Interno. Com isso, a nova redação passará a ter o seguinte conteúdo: “Os membros da Mesa Diretora poderão participar das Comissões Permanentes”.
Segundo o primeiro secretário da Mesa Diretora, professor Alex Bulhões (PMN), a matéria entra na Ordem do Dia desta quarta-feira (12). Ele também informou que a mudança passa a ser válida logo que for aprovada. “O artigo 2 da resolução diz que entra em vigor na data da publicação”.
Na justificativa do projeto, os cinco membros da Mesa, que assinam o documento, dizem que “existe uma grande quantidade de comissões previstas em Lei e insuficiência de vereadores para compô-las”.
Segundo o advogado especialista em Direito Público, Gilson Gomes Filho, que também já presidiu uma Câmara de Vereadores (na cidade de Laranja da Terra), não é bem vinda nenhuma medida que gere desequilíbrio entre membros do Legislativo nem concentre forças nas mãos de poucos.
“O Regimento Interno é a regra máxima dentro do Poder Legislativo. Ele tem um grau de força tão relevante que nem precisa de sanção do Executivo para valer. Normalmente, o Presidente e o 1º Secretário não ocupam funções nas comissões porque são eles os principais dirigentes da Câmara de Vereadores. Aí se proíbem sua inclusão em comissões para equilibrar poderes e concentrar seus esforços só na direção do Legislativo”, avaliou.
O Projeto de Resolução 07/2021 é assinado por Rodrigo Caldeira (PRTB); Cleber Serrinha (PDT); Teilton Valim (PP); Professor Alex Bulhões (PMN); Adriano Galinhão (PSB).
Carro pegou fogo na avenida da Serra. Crédito: Divulgação Um carro capotou e pegou fogo após o motorista avançar o…
Foto: Divulgação/Sedu-ES Os estudantes que participaram da etapa de pré-matrícula da Chamada Pública Escolar 2025 devem ficar atentos aos prazos…
O Estado, através da Secretaria de Educação, abriu concurso público de nível médio para secretário escolar e o salário ofertado…
O Governo Federal recuou e desistiu de nova fiscalização dos pagamentos feitos por PIX. Crédito: Divulgação O secretário da Receita…
Motocicleta apreendida durante a operação. Foto: Divulgação Com o objetivo de desarticular um esquema de adulteração de veículos automotores na…
Uma simples coceira num gato da raça Sphynx pode significar uma dermatite tipo urticária pigmentosa. Crédito: Freepik Muitas doenças podem causar…