O presidente da Câmara Municipal da Serra, vereador Saulinho (PDT), esteve em Brasília para um encontro com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O principal objetivo da reunião, realizada com o Diretor de Relações Institucionais, Antonio José Ferreira, e a coordenadora Isadora Nascimento, foi discutir avanços e novas iniciativas para tornar a Câmara da Serra uma referência em acessibilidade no Espírito Santo.
Saulinho, que é uma pessoa com deficiência auditiva, tem liderado diversas iniciativas visando tornar o Legislativo da Serra mais acessível e inclusivo. Durante o encontro, o vereador apresentou os avanços que já foram implementados na Câmara Municipal, como a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas sessões legislativas, um programa de capacitação em Libras para os servidores, a instalação de piso tátil para auxiliar deficientes visuais, a disponibilização de fones de ouvido sensoriais para pessoas com autismo, e a criação de projetos de lei voltados para a inclusão e acessibilidade.
“Como pessoa com deficiência auditiva, essa pauta é mais do que um compromisso político, é uma missão pessoal. Sei dos desafios diários enfrentados por tantas pessoas e, por isso, estou totalmente comprometido em construir uma cidade mais acessível e inclusiva. Nosso compromisso é transformar a Câmara da Serra em um modelo de acessibilidade para todo o estado. Sabemos que ainda há muito a evoluir, por isso buscamos orientação e apoio da Secretaria Nacional para aprimorar ainda mais nossas políticas e serviços”, afirmou Saulinho durante a reunião.
Além das melhorias na Câmara Municipal, o vereador solicitou assistência para a implementação de medidas que tornem a cidade da Serra mais acessível, especialmente em espaços públicos, garantindo maior autonomia e qualidade de vida para as pessoas com deficiência. Esse debate ampliado permitiu a troca de ideias e soluções para políticas públicas que beneficiam não só o Legislativo, mas toda a população da Serra e do Espírito Santo.
As propostas discutidas em Brasília serão levadas ao prefeito da Serra, Weverson Meireles, para que as ações de acessibilidade se tornem parte das políticas municipais. A reunião reforça o compromisso de toda a gestão municipal em transformar a Serra em um exemplo de inclusão e acessibilidade, consolidando o município como referência para o restante do país.
O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado…
O verão chegou com tudo e, apesar da chuva, a Arena de Verão Serra 2025 promete um final de semana…
Reprodução Google Maps O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas…
ABRH-ES abre comemorações pelos 40 anos com posse da nova diretoriaCerimônia reuniu cerca de 150 pessoas, em Vitória, e contou…
A oitava edição do Festival da Canção da Serra, acontecerá na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida, nod sidas 4,…
Com a chegada do Carnaval, a Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) reforça a importância da segurança para que os…