Um jacaré foi resgatado preso num emaranhado de linha de náilon, utilizada geralmente para pesca, no Horto Municipal, na Serra. O resgate foi feito pela Fiscalização Ambiental e aconteceu na última segunda-feira (07).
De acordo com os auditores fiscais de meio ambiente, o animal foi localizado por funcionários do horto que acionaram a fiscalização para realizar o resgate. O réptil foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona para avaliação.
“Uma situação triste. Foi constatada a necessidade de realização de cirurgia para poder tirar o tanto de linha que estava em volta do corpo do animal”, contou Ronaldo Freire, que é Auditor Fiscal de Atividades Urbanas e Meio Ambiente da Serra.
Ronaldo disse que um funcionário do Horto viu um pessoal pescando dentro da lagoa que fica no parque. “Ele viu um dos moradores pegando um bicho esquisito e ele correu atrás, o cara largou a linha e ele puxou e viu que era um jacaré. Um anzol que foi profundo. O pessoal do Cetas ficou de encaminhar o jacaré para o projeto Caiman, justamente para tirar o anzol”.
A jacaré resgatado é da espécie jacaré-do-papo amarelo está com a classificação “perigo de extinção”, dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Isso deve se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios.
De acordo com Cláudio Santiago, o animal tem a região pantanosa como habitat e é um animal resistente. “O jacaré é considerado símbolo da biodiversidade do Espírito Santo. Essa espécie é fundamental para o equilíbrio da Mata Atlântica e para a saúde desses ambientes. Uma das principais ameaças para eles é a degradação da Mata Atlântica e isso acaba acarretando em situações como essa vista”.
Jacaré? O que fazer?
Se você encontrar um jacaré e não souber o que fazer, no Espírito Santo existe o projeto Caimam que visa o desenvolvimento científico sobre a história natural e ecologia da espécie, para sua conservação e da Mata Atlântica como um todo. O projeto já é reconhecido no Brasil e no exterior como uma importante iniciativa para a pesquisa e conservação dos jacarés brasileiros.
Portanto se aparecer um jacaré em área urbana e você não souber o que fazer, já sabe quem chamar. Basta ligar para 27 99818-3188 ou pelo 3636-1650 Polícia Ambiental ou para o Departamento da Fiscalização de Meio Ambiente, por meio do telefone de plantão: (27) 99951-2321.