Com a possibilidade de um aumento expressivo no número de pessoas infectadas pelo coronavírus e que precisarão ser internadas devido às festas de Carnaval, o Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (10), que irá ampliar a quantidade de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) disponibilizados em hospitais do Espírito Santo. Entre eles, está o Dr. Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras, na Serra.
Ao todo, o Dório Silva já possui 24 leitos de UTI (15 ocupados) para pacientes com coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pretende abrir mais 18, totalizando 36. Além disso, vale destacar, que o Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, é referência no tratamento da Covid-19 e possui 249 leitos (157 ocupados), sem necessidade de expansão no momento.
Em transmissão nas redes sociais, Casagrande comentou o assunto e disse que nunca faltou leitos no Espírito Santo durante a pandemia de coronavírus. Também alertou aos capixabas sobre as festas de Carnaval, que estão proibidas em ruas e eventos particulares do ES.
“Os leitos dão dignidade às pessoas. Estamos recebendo pacientes do Amazonas e Rondônia, pois esses estados não tiveram condições de atender a todos. Até Portugal, um país desenvolvido, colapsou e aqui no Espírito Santo não faltou leito para nenhum capixaba. Esse ano, o Carnaval precisa ser diferente. É preciso festejar com os familiares, sem aglomeração”, alertou.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, existe a previsão de que o Estado passe a ter mais de 100 novos leitos de UTI ainda em fevereiro. “O Estado se prepara para que nos meses de março e abril possa ocorrer a sazonalidade no aumento de doenças respiratórias. Entendemos que é prudente voltar a fortalecer a rede hospitalar para poder suportar pressões que tenham dimensões maiores daquelas que foram enfrentadas em 2020”, afirmou.
A vice-governadora Jacqueline Moraes fez uma avaliação sobre a estratégia do Governo do Estado no fortalecimento da rede hospital ante os desafios da pandemia. “Muito se falou sobre hospitais de campanha, que agora viraram ferro velho em outros estados. Aqui no Espírito Santo, os novos leitos ficarão de legado à população na rede pública”, pontuou.
Coronavírus na Serra
Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 38.205 pessoas que foram infectadas, 739 mortes e 35.845 moradores considerados recuperados da doença.