Notícias

Primeira usina de tratamento termoquímico de resíduos plásticos do ES é inaugurada

Divulgação Sedes

Foi inaugurada nesta quinta-feira (20), a primeira Usina de Tratamento Termoquímico de Resíduos Plásticos do Espírito Santo. A usina chamada de Global Carbon é uma iniciativa da Marca Ambiental, empresa situada na Serra.

A inauguração dessa usina, situada no Parque de Ecoindústria, em Cariacica, representa um marco importante na gestão de resíduos industriais no estado. O empreendimento transforma materiais como plásticos e borrachas em produtos de valor agregado, como óleo combustível e carvão, contribuindo para a sustentabilidade.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, a usina chega ao Espírito Santo como um modelo de tecnologia limpa e eficiência na gestão de resíduos, reforçando o compromisso do estado com a economia circular e o desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade e redução de impactos ambientais

A usina reforça o compromisso com a gestão de resíduos e com a redução do impacto ambiental dos materiais plásticos, que podem levar até 500 anos para se decompor na natureza. De acordo com dados do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), o Brasil é o maior produtor de plásticos da América Latina e o quarto maior produtor do mundo. O país descarta cerca de 500 bilhões de itens plásticos anualmente, o que torna ainda mais crucial a implementação de soluções inovadoras para mitigar os impactos ambientais desse resíduo.

Geração de empregos e fortalecimento da economia local

Além dos benefícios ambientais, a Global Carbon contribuirá para a geração de empregos e para o fortalecimento da economia local, posicionando o Espírito Santo como referência em tecnologias sustentáveis para o setor industrial. Esse avanço destaca o papel do estado na busca por um futuro mais sustentável e inovador.

Para o secretário Sérgio Vidigal, a inauguração da usina representa um passo importante para o desenvolvimento equilibrado do estado. “A Global Carbon é a prova de que podemos unir inovação, crescimento econômico e responsabilidade ambiental. Estamos transformando um problema em oportunidade, criando empregos e promovendo a sustentabilidade. O Espírito Santo demonstra que está comprometido não apenas com o presente, mas com as gerações futuras”, afirmou.

Jady Oliveira

Últimas postagens

ABRH-ES comemora 40 anos e anuncia nova gestão para próximo triênio

ABRH-ES abre comemorações pelos 40 anos com posse da nova diretoriaCerimônia reuniu cerca de 150 pessoas, em Vitória, e contou…

16 horas atrás

Inscrições abertas para a 8ª edição do Festival da Canção da Serra em abril

A oitava edição do Festival da Canção da Serra, acontecerá na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida, nod sidas 4,…

16 horas atrás

Guarda da Serra orienta foliões sobre cuidados de segurança no Carnaval 2025

Com a chegada do Carnaval, a Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) reforça a importância da segurança para que os…

17 horas atrás

Instituto Jones é finalista do prêmio Conexão Inova com o SiMAPP

Foto: Divulgação/Ales Após vencer o prêmio InovES 2024, o Instituto Jones Santos Neves (IJSN) é finalista do prêmio Conexão Inova,…

17 horas atrás

Separadas no parto, mãe e filha recém-nascida se reencontram no Hospital Jayme Santos Neves

Apesar de uma gestação tranquila, com acompanhamento pré-natal adequado, exames ultrassonográficos indicaram uma má-formação no bebê, exigindo atendimento especializado/ Divulgação…

17 horas atrás

Show da banda Ralftone agita noite em Jacaraípe nesta sexta

A banda Ralftone promete um show cheio de clássicos e composições próprias nesta sexta (21) no Brother’s Beer, em Jacaraípe.…

18 horas atrás