Finalmente chegou na sua casa aquela bolinha de pelo, é a alegria da casa... E agora? Você sabia que cães filhotes exigem cuidados maiores que cães adultos? Com o texto a seguir vamos abordar os principais cuidados com o filhotinho de cachorro.
Por Dra. Patricia Ribeiro de Oliveira
Médica veterinária da Climev Jardim Camburi e AuAubergue de Laranjeiras
Os filhotes devem tomar a primeira dose do vermífugo com 30 dias de nascidos, a segunda dose, 15 dias depois. Ate completarem 1 ano as vermifugações são trimestrais.
A primeira dose da vacina V8 ou V10 é com 45 dias. A segunda dose de 21 a 30 dias depois e a terceira dose 21 a 30 dias depois da segunda dose.
A vacinação é de extrema importância para prevenir doenças como a parvovirose, cinomose, leptospirose e outras.
Lembrem-se: estas são doenças fatais! Leve sempre para um a veterinário para vacinar. Existem mais três outras vacinas além desta mencionada: raiva, giárdia e pneumodog. Converse com o veterinário para saber a importância de cada uma delas.
Até terminar a vacinação não o leve para passear. Evite tirá-lo de casa. Ele pode ficar doente, mesmo tendo tomado uma ou duas doses da vacina.
Forneça apenas ração própria para filhotes de cães. Filhotes estão em crescimento e precisam de uma alimentação específica com mais proteínas e vitaminas para prevenir doenças futuras.
Evite petiscos com corante, eles podem fazer seu filhote se tornar alérgico e ter problemas de pele futuramente. E só forneça petiscos próprios para filhotes.
Evite dar banhos, prefira limpá-lo com banho seco vendido em petshops.
Cuidado especial com objetos pequenos e pontiagudos. Filhotes são curiosos e engolem tudo.
Tenha paciência para ensiná-lo a fazer as necessidades no local que você deseja. Uma dica é deixar bastante jornal ou tapetes higiênicos a disposição.
Parabenize-o quando ele fizer certinho e nunca agrida o animal se ele fizer fora do local. A agressão pode fazê-lo reter a urina e isso vai gerar problemas renais, além das fezes, ele pode ficar constipado ou começar o hábito de ingerir as fezes para evitar a agressão. Caso ele tenha feito as necessidades fora do local, molhe o jornal com a urina e coloque as fezes no jornal, no lugar que você deseja que ele as faça. Limpe bem o local indesejado para remover todo o odor.
Os cães são guiados pelo odor, e a tendência é eles fazerem sempre no local que tem o odor das fezes e urina.
Comece a ensinar o hábito da escovação dos dentes desde filhote. Compre os dedais de silicone em petshop e apenas molhe com água e escove os dentinhos. Isso vai facilitar a escovação quando eles forem adultos. Além de massagear a gengiva para minimizar o incômodo do nascimento e perda dos dentinhos.
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…